Rua António Maria Cardoso
Rua António Maria Cardoso, fachada do Cinema Chiado Terrasse; 1911; Joshua Benoliel; Arquivo Municipal de Lisboa; cota: JBN000253
Na parte sul do bairro do Chiado, distinguem-se uma série de ruas que se desenvolvem na encosta. Os topónimos são, na sua maioria antropónimos (nomes de pessoas). Foram atribuídos no século XIX e evocam personalidades que realizaram missões de reconhecimento e registo da cartografia do continente africano.
No contexto do Mapa Cor de Rosa e da crise que levou ao ultimatum de 1890, o conhecimento e o registo da cartografia relativa ao território entre Angola e Moçambique fundamentavam os direitos de possessão portuguesa face à possessão inglesa. Os pioneiros desta ação foram homenageados como heróis nacionais. Tal é o caso da antiga Rua do Postigo do Duque, ou Rua do Tesouro Velho, que passou a designar-se Rua António Maria Cardoso (1849-1900), militar e explorador nas campanhas em África que veio a desempenhar funções como governador da Companhia de Moçambique.
