“Porta Adentro” regressa ao Chiado e à Galeria Fidelidade Arte, que conta com uma vasta e importante exposição da arte moderna e contemporânea. Uma galeria instalada no antigo Palácio do Loreto, uma bela peça oitocentista de arquitetura residencial e que esconde um magnífico jardim.
O Palácio foi edificado no então Largo das Duas Igrejas, assim chamado por albergar as Igrejas da Encarnação e da Nossa Senhora do Loreto.
Também conhecido por Palácio Ferreira Pinto Basto, nome do fundador da prestigiada marca Vista Alegre, foi como hotel que ficou mais conhecido, eternizado por Eça de Queirós em “O Mandarim”.
Em 1913, nele se instala a recém-formada companhia de seguros “A Mundial” e entre 1944 e 1950 o Palácio sofre obras de adaptação a cargo do grande arquiteto português Pardal Monteiro.
Em 2002 é fundada a Galeria Fidelidade Arte e é pelas mãos da sua coordenadora, Ana Fontoura que vamos conhecer este fantástico espaço.
Fidelidade Arte é um espaço de exposições de arte contemporânea que se enquadra no âmbito do Programa de Responsabilidade Social do Grupo Fidelidade Seguros na vertente Cultura.