Uma performance multidisciplinar que mistura arte visual e novos media, documentário e teatro de objetos, como uma câmara de ressonância, em que o público partilha o ponto de vista do artista, ao viver num exílio contínuo. Como pode a guerra afetar os nossos sonhos?
Desde a sua infância, e para onde quer que Karim e a sua família vão, há sempre uma guerra a deflagrar. Primeiro, a Guerra Irão-Iraque (1980-1988); depois, a Guerra do Golfo em 1990 (Iraque-
Kuwait); e, por fim, a Guerra Civil na Jugoslávia, em 1991. Isto tocou-lhe de tal forma, que Karim começou a perguntar-se: seria ele um Fazedor de Guerras – War Maker?
War Maker é a última criação do palestiniano-jordano Husam Abed, que está de volta ao FIMFA. Na edição de 2016 foi um dos pontos altos, com o seu espetáculo autobiográfico e intimista The Smooth Life.
Husam conheceu Karim Shaheen durante o tempo que passaram juntos no Campo de Refugiados de Yarmuk, em Damasco, na Síria, onde partilharam uma casa. Desde muito novo que Karim tinha uma enorme paixão por filmes de ficção científica e tinha o sonho de tornar-se um designer de efeitos visuais na América. Deportado da Síria em 2000, Karim fugiu para outras paragens, Rússia, Ucrânia, Roménia e Hungria, até que finalmente terminou no país com que sonhava em criança: os Estados Unidos. War Maker espelha as suas memórias de guerra, a fragilidade da sua existência e levanta questões relacionadas com a identidade. A realidade absurda e brutal de Karim coloca-o numa encruzilhada entre o amor, os sonhos e as ligações familiares.
“Um homem em movimento. Passaportes, aeroportos, malas de viagem. Não são bagagens inocentes de passageiros, são malas militares, que ligam intimamente a vida do seu proprietário a guerras sem fim. Uma peça de teatro de objetos que utiliza a arte do simbolismo para expor a história absurda de um homem cuja vida é interrompida por guerras.”
-Dina Baslan, jornalista, ativista dos direitos humanos, cofundadora de Sawiyan / Jordânia
“O espetáculo é uma impressão da consciência e do subconsciente de Shaheen, um passeio pelas suas experiências, visões, medos e sonhos. Da infância aos dias de hoje. Abed utiliza tecnologias tradicionais e modernas, juntamente com – poder-se-ia dizer tradicional – a narração de histórias para as representar. Em palco, há um conjunto de malas de vários formatos, desde as simples às de madeira, passando por baús outrora utilizados por soldados (…).
As malas tornam-se paragens diferentes, mundos diferentes. Dão vida aos ambientes em que Shaheen se encontra, às pessoas e aos objetos com que vive e de que precisa. Vemos a sua família, mas também soldados, amigos e inimigos. Mas tudo isto é feito em termos visuais (as pessoas são muitas vezes fósforos, os soldados, brinquedos) (…). Tudo é cru, simples, sem efeitos supérfluos. E é por isso que é emocionalmente impressionante.
Estamos a assistir a um teatro que é uma marca deste mundo. O seu reverso. Uma impressão das vidas e mentes das pessoas em zonas de guerra (…). Nas malas que carregam consigo toda a vida, há guerra… Uma guerra da qual não se conseguem livrar.” – Vladimír Hulec, Divadelni Noviny
“War Maker conta de uma forma imaginativa e em miniatura, a verdadeira história do artista Karim Shaheen. No entanto, esta não é uma história pequena – e a projeção de vídeo dá-nos uma visão completa das cenas poderosas. Husam Abed transforma magicamente um objeto simples e do quotidiano, como um fósforo, numa marioneta. A sua atuação (…) foi fascinante e eu fiquei totalmente hipnotizado. War Maker deixou-me boquiaberto. É uma peça poderosa e pungente. Obrigado por uma peça tão bela e desafiante!”
– John c. Wilson, Baltimore, MD
Husam Abed nasceu em 1980. É um artista palestiniano-jordano versátil, com projetos multifacetados na sua carreira artística. É encenador, realizador, intérprete, marionetista, músico e produtor que vive em Praga, na República Checa. Iniciou o seu doutoramento em Bath Spa University, em Inglaterra, e tem o Mestrado em Encenação pela Academia de Artes Performativas (DAMU), Praga.
Realiza e dirige projetos de teatro e marionetas para crianças e jovens em diferentes países. Os seus espetáculos têm sido apresentados em vários festivais internacionais na Europa, no mundo árabe, em Hong Kong e Macau. É cofundador dos festivais Hazaart e LIV’in na cidade de Praga, membro do Amman Theatre Lab, membro da direção do Sawiyan, curador do IDEA (International Dance Encounter Amman) e membro do Karama Film Festival for Human Rights na Jordânia.
Dafa – palavra árabe que significa “calor” – foi um projeto iniciado em 2009 para chegar às comunidades de refugiados na Jordânia. A companhia Dafa Puppet Theatre foi depois fundada em
2015 por Husam Abed e a sua mulher, a marionetista e cenógrafa húngara Reka Deak, ambos graduados pela Academia de Artes Performativas (DAMU), em Praga. A companhia recebeu diversos prémios e é convidada a participar regularmente em festivais por todo o mundo. Combina princípios do teatro de improvisação, teatro físico, teatro de marionetas/objetos, teatro musical e multimédia para construir produções estimulantes, baseadas tanto em ficção, como em documentário. Dafa Puppet Theatre organiza o Ya Khayal Theatre Lab. para refugiados e jovens locais em Amã/Jordânia; o festival LIV’in na cidade de Praga, um encontro cultural alternativo nas salas de estar dos habitantes de Praga.
ENCENAÇÃO E INTERPRETAÇÃO Husam Abed DRAMATURGIA Marek Turošik DIRETOR DE ARTE Astrid Mendez CENOGRAFIA Katarina Cakova, Astrid Mendez COREOGRAFIA Ryuji Yamaguchi DESENHO DE SOM E LUZ Matej Vejdelek FILME & EDIÇÃO Reka Deak, Dmitri Berzon INTÉRPRETE E ASSISTÊNCIA EM PALCO Matej Vejdelek FOTOGRAFIAS Martin Spelda, Irina Vodakova AGRADECIMENTOS Kristýna B?eská APOIOS Arab Fund for Art and Culture (AFAC/Beirut), Atelier Libusin, Capital City of Prague, Ministry of Culture of the Czech Republic, State Fund for Culture of the Czech Republic, City District of Prague 7 – Art District, Alfred ve Dvore, Moment Maribor TÉCNICA Teatro de objetos