RRUCCULLA
Em apresentação do trabalho desenvolvido em residência de criação artística entre o Matadero de Madrid e a ZDB, Izaskun González aparece-nos aqui já com algumas marcas autorais vincadas ao longo de quatro anos. Baterista e produtora originária de Bilbau, González foi alimentando o Bandcamp à velocidade e entrega destes dias num processo de definição em tempo real que foi da inspiração na pandilha da Brainfeeder em ‘Tactile Emotion’ à manipulação electrónica bem frontal da bateria em ‘Istripuak’ e teve novo passo afirmativo com a edição de ‘SHuSH’ no ano passado. Recolhendo esses afectos e experiências passadas para as reinventar num caleidoscópio electrónico pejado de ritmos, texturas e harmonias em mutação. Da percussão e vertigem percebem-se as inflexões jazzísticas que nos noventas tiveram nos Flanger ou no ‘Music Is One Rotted Note’ de Squarepusher pontes viáveis com a IDM mas apesar do apelo drum & bass de malhas como ‘Vestido de Párpados’ ou ‘Icy Blue Coral’ não existe aqui revisionismo da Warp desses tempos. Antes uma mesma dimensão onírica – ‘Richard D. James Album’ é sorriso tutelar sobre muito do que aqui se passa – que é hoje continuamente retransformada num frenesim virtual onde cabe o maximalismo digital da PC Music ou a samplagem fractal de Foodman, sem soar particularmente próxima de qualquer um deles mas partilhando este universo hiperactivo. Desvios em barda como que a replicar o défice de atenção, numa música paradoxalmente atenta aos detalhes, igualmente corajosa e lúdica. BS
Surma
Débora Umbelino tem 23 anos e é mais conhecida pelo nome artístico de Surma. Nasceu e cresceu na pequena aldeia de Vale Do Horto, onde começou, desde cedo várias aventuras com projectos musicais. “Antwerpen”, lançado a 13 de Outubro de 2017, foi considerado um dos melhores álbuns do ano pela grande maioria dos meios de comunicação social nacionais e nomeado para melhor disco europeu do ano (ao lado de trabalhos de nomes como The XX, Fever Ray ou King Krule). Na passagem pelo South By Southwest, foi apontada pela NPR como uma das melhores descobertas do ano. Domina teclas, samplers, cordas, vozes e loop stations em sonoridades que fogem do jazz para o pós-rock, da electrónica para o noise. Uma das figuras incontornáveis na nova música portuguesa, com provas dadas dentro e fora de portas. Surma lança agora no final deste ano um novo EP com os primeiros temas que escreveu, enquanto prepara o segundo álbum com novas canções. Podemos esperar algumas surpresas neste muito aguardado regresso à ZDB.