Pedro Besugo oferece-nos na sua nova exposição “Reverso” uma série de obras resultantes da sua pesquisa plástica iniciada há alguns anos: um mapeamento constante da realidade que não percecionamos diretamente.
De formação em escultura, da obra de Pedro Besugo conhecemos telas e desenhos onde através do recurso de colagens de mapas antigos, ou mesmo de gravuras asiáticas recriou novos espaços ou arquiteturas imaginárias. Pouco a pouco a sua obra começou a libertar-se de motivos mais figurativos que então desenvolvia, sobretudo de paisagens urbanas e industriais, para dimensões sucessivamente mais abstratas. Esta exposição é o corolário desta busca.
Tanto nos desenhos e pinturas desta exposição surgem sobreposições de motivos, em diversas dimensões e técnicas. A bidimensionalidade do desenho e da pintura é interrogada, sobretudo nestas últimas, pelos motivos vazados, de um grande rigor geométrico, que se sobrepõem constituindo novas realidades, como que um universo sob a epiderme das fachadas que nos rodeiam numa cidade.
“Reverso” é assim a recriação de um universo uno, mas de diversos níveis de existência e entendimento que apenas a linha e a cor permitem vislumbrar.
Horário: Terça a sábado, das 14h30 às 19h