Agenda

Teatro
São Luiz Teatro Municipal
Rua António Maria Cardoso, 38, 1200-027 Lisboa

Refugiado – Epopeia de uma fuga

No Dia Mundial do Refugiado, Paulo Matos apresenta um espetáculo de teatro construído a partir do relato de um homem que foge do seu país de origem, onde a vida se tornou um inferno, para procurar um futuro possível noutro lugar.

O ator/refugiado, só em cena e no seu destino, carregando o desespero e o desejo da fuga, quer passar, quer chegar ao outro lado da terra, do mar, da fronteira e da vida. Entre ele e o espaço sonhado, um mundo de barreiras quase intransponíveis. Ele revive e relata-nos o caminho, o trajeto, o próprio ato de caminhar, viajar, atravessar, na esperança de uma sobrevivência e de uma chegada à “cidade do mundo rico”, para “o recomeço de uma vida nova”. A viagem é tanto exterior, no confronto com todos os perigos e todas as lutas, como também interior, dentro do que o personagem sente, reflete e experimenta. O texto fala-nos dos dilemas interiores, do sofrimento, do rompimento operado com o lugar de origem e da sua relação com Deus, “esse eterno ausente”. Refugiado, mártir do seu destino involuntário e da sua fuga voluntária, declama a sua dor interior, rude e cortante como uma navalha de caçador. Eleva-se à nossa frente como um crucificado, sobe na cena, nos ares, no espaço do teatro e do nosso olhar, para nos acusar. Este Refugiado não é somente alguém, ele é todos nós.

Ficha técnica: Paulo Matos, encenação e interpretação; Beatriz Corodi/ Susana Francês, violinista; Rita Lello, direção de ator.

Bilhetes 12 € a 15 €