Agenda

Música
São Luiz, Teatro Municipal
R. António Maria Cardoso 38, 1200-027 Lisboa

“O Meu País Já Não Existe”: Poesia e jazz no São Luiz

O jornalista Nicolau Santos sobe ao palco em *O Meu País Já Não Existe*, levando a poesia e a música que o têm acompanhado ao longo da vida.

Vai acontecer já no dia 8 de novembro, às 19h00, no Teatro São Luiz, um espetáculo em que se diz poesia sobre uma base musical jazzística da responsabilidade do Quarteto de Manuel Lourenço. Contará ainda com a participação da voz de Cláudia Franco e da Orquestra Filarmonia das Beiras, sob direção do maestro António Vassalo Lourenço.

O projeto *Poesia & Jazz*, nascido em 2006, tem unido estas duas formas de expressão, juntando o ritmo das palavras, a musicalidade e a originalidade da poesia aos sons do jazz e da música improvisada. Neste concerto com poesia, ouvem-se temas dos grandes mestres do jazz, como Miles Davis, Bill Evans, Chick Corea, Richard Galliano, António Carlos Jobim entre outros, e ainda inéditos de Manuel Lourenço, que se fundem com a poesia de Nicolau Santos e de grandes nomes da poesia portuguesa, como Mário Cesariny, Mário Henrique-Leiria, Jorge Sousa Braga, Reynaldo Ferreira, assim como de poetas africanos, como Ruy de Carvalho, José Eduardo Agualusa, Ernesto Lara Filho, e brasileiros, como Vinicius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Manoel Bandeira, entre outros. 

Direção Artística: Manuel Lourenço / Nicolau Santos
Direção Musical: Manuel Lourenço
Voz declamada: Nicolau Santos

Músicos:
Manuel Lourenço – Sax Tenor, Soprano, Guitarra e Voz
Cláudia Franco – Voz cantada
Sérgio Rodrigues – Piano
Gonçalo Leonardo – Contrabaixo
Pedro Felgar – Bateria

Orquestra Filarmonia das Beiras
Maestro – António Vassalo Lourenço

Arranjos de Orquestra:
Sérgio Rodrigues
Tomás Pimentel
Simon Wadsworth

Fotografia:
Adriano Fagundes