O MNAC participa, deste modo, nas comemorações dos 50 anos da Revolução do 25 de abril de 1974, através do olhar de artistas de diferentes gerações e percursos artísticos sobre um dos momentos mais marcantes e decisivos na nossa história contemporânea.
Night for Day é um filme que conjuga documentário e ficção. Convoca relações filiais em ambiente revolucionário tecnológico, bem como testemunho pessoal (através das entrevistas a Isabel do Carmo, antifascista e uma das fundadoras do movimento de extrema-esquerda, Brigadas Revolucionárias), e apontamentos de arquitetura utópica modernista (A casa triangular, em Murfacém, Trafaria, da autoria do arquiteto António Teixeira Guerra). Complementando estes registos com a realidade globalizante da sociedade contemporânea portuguesa.
Uma obra de enorme rigor e qualidade cinematográfica, que convoca com perícia e sentido dialético a história recente de Portugal, contribuindo para a urgente e incessante procura do significado da democracia e da liberdade.
Horário:Terça a sexta, das: 10h às 13h/14h às 18h, sábado e domingo., das 10h às 14h/15h às 18h
Curadoria de Emília Tavares e Sandra Vieira Jürgens