Desde que se dedicou em exclusivo à Filigrana de Portugal Certificada em outubro de 2022, a Joalharia do Carmo tem vindo a fazer das suas 5 lojas palco para os artesãos desta arte, para que o mundo conheça os rostos e as mãos de quem está por detrás das joias e do entrelaçar dos fios de ouro e prata (quase!) infinitos que caracterizam a Filigrana.
Detentores de um saber-fazer distintamente português, os nomes dos artesãos das diversas Unidades Produtivas Artesanais estão identificados nos espaços da Joalharia do Carmo, junto às suas joias. Agora, para consolidar ainda mais a dimensão do seu envolvimento com os artesãos, a Joalharia do Carmo oferece nas suas lojas da Rua do Carmo e da Rua da Prata em Lisboa, já nos próximos dias 30 e 31 de maio, respetivamente, e ao longo de todo o dia, workshops que permitem aos clientes descobrir como são feitas as joias e aprender as técnicas especializadas dos mestres filigraneiros enquanto fazem uma viagem pelas joias, pelas memórias e pela história dos artesãos na primeira pessoa.
Este evento público de 2 dias incluirá demonstrações ao vivo com ourives e enchedeiras, que convidam os clientes a usar as mãos e a minúcia para produzir uma joia em Filigrana. Com o objetivo de preservar este património português excecional, os artesãos trabalham diretamente com os clientes, proporcionando-lhes o benefício da sua experiência e habilidade num diálogo entre técnica, tradição e criatividade.
Ao organizar os workshops, a Joalharia do Carmo pretende sensibilizar e promover o conhecimento sobre a Filigrana de Portugal Certificada numa campanha de informação que testemunha o compromisso da marca com a continuidade da profissão e da arte, e o desejo de oferecer aos artesãos perspetivas futuras tangíveis de uma profissão artística desafiante, cativante e em constante evolução, ao mesmo tempo que garante aos clientes estarem perante joias únicas no mundo, integralmente feitas à mão.
Saiba mais em www.joalhariadocarmo.pt