Agenda

Exposições
Galeria Sá da Costa
Rua Serpa Pinto 19, 1200-443 Lisboa

Exposição “Ventanias” de Pedro Chorão

Nesta exposição, o pintor  explora  o movimento e o desarranjo que as tempestades provocam, em sete telas de médio e grande formato, datadas todas elas de 2021.

A já longa carreira artística de Pedro Chorão desenvolve-se num movimento pendular entre, de um lado a aproximação tangencial à figuração e, no polo oposto, uma radicalização abstrata, por vezes geométrica, de ocultação e revelação do próprio fazer da pintura.

Pedro Chorão
Nasceu em Coimbra, em 1945. 
Estudou biologia na North East Liverpool Technical College, Liverpool entre 1963 e 1967. Começou a interessar-se pela pintura quando tinha já mais de 20 anos de idade. Fixou-se em Paris em 1967, onde frequentou o curso de História de Arte e Arqueologia na École du Louvre a na École Pratique de Hautes Études, Sorbonne. Entre 1968 e 1972 fez o serviço militar obrigatório, passando dois anos em Cabo Verde. A sua paixão pela pintura intensificou-se após o regresso a Lisboa, procurando colher lições de pintores amigos do pai, nomeadamente Luís Dourdil e António Dacosta. Licenciou-se na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa em 1976. Partiu para Paris nesse mesmo ano, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, tendo regressado a Portugal em 1977.

Expôs individualmente pela primeira vez em 1975. O seu percurso artístico desenvolver-se-ia com grande regularidade e ao longo dos anos, com a participação em inúmeras exposições coletivas e uma longa lista de exposições individuais em galerias e espaços institucionais. Em 2016 José Luís Porfírio comissariou duas exposições complementares onde foi apresentada uma seleção de obras dos seus mais de quarenta anos de carreira: no Torreão Nascente da Cordoaria (EGEAC, Galerias Municipais, Câmara Municipal de Lisboa) e na Fundação Carmona e Costa, Espaço de Arte Contemporânea, Lisboa. Dessa iniciativa resultou a publicação de um extenso e meticuloso catálogo, Pedro Chorão: o que diz a pintura – obra 1971-2016, que permite uma visão abrangente do seu percurso artístico.

A pintura de Pedro Chorão localiza-se na fronteira entre abstração e figuração. O seu processo de trabalho desenvolve-se em ciclos temáticos, não tanto por incidências iconográficas mas por exploração de temas plásticos que obviamente conduzem a diferentes estruturas de sentido. De modo simples, mas com máxima capacidade expressiva, os planos sugerem aproximações e distâncias, lugares de dentro e fora, terra e ar, referências que potenciam uma infinidade de situações vivenciadas mas que não se prendem a nenhuma descrição.

Para mais informação consulte o WEBSITE do artista.

Organizada pela Ocupart em parceria com a Sá da Costa Arte a exposição Ventanias de Pedro Chorão, poderá ser visitada de 28 de outubro a 19 de novembro, na Galeria Sá da Costa, de segunda a sábado, das 14h30 às 19h, ou noutro horário mediante marcação prévia para geral@ocupart.pt ou a.sadacosta.mi@gmail.com.