Agenda

Conferências
Museu da Farmácia
Rua Marechal Saldanha, 1, 1200-259 Lisboa

Conferência “O Museo Egizio e os desafios do futuro” por Christian Greco

“O Museo Egizio e os desafios do futuro. Pesquisa, inclusão e transição digital” conferência por Christian Greco, diretor do Museo Egizio de Turim, por ocasião do Bicentenário da fundação do Museo Egizio de Turim.

Egiptólogo com uma vasta experiência na área da museologia, responsável pela curadoria de muitas exposições e projectos museológico nos Países Baixos, no Japão, na Finlândia, em Espanha e na Escócia, Christian Greco conseguiu desenvolver importantes colaborações internacionais com museus, universidades e institutos de investigação de todo o mundo nos últimos dez anos à frente do Museu Egípcio de Turim. Envolvido no programa de cursos das Universidades de Turim, Pisa, Nápoles, da Universidade Cattolica de Milão e da Universidade de Nova Iorque em Abu Dhabi, o diretor possui uma experiência de primeira qualidade no domínio da arqueologia: membro do Epigraphic Survey of the Oriental Institute of the University of Chicago em Luxor e co-diretor da missão arqueológica italo-holandesa em Saqqara, conta com numerosas publicações populares e científicas e com a participação em conferências sobre egiptologia e museologia.

A conferência, em italiano com tradução simultânea para português, terá lugar na quinta-feira, 14 de março, às 18 horas, no Museu da Farmácia, em Lisboa, cuja secção egípcia exibe uma extensa coleção de artefactos do Antigo Egipto, incluindo o extraordinário sarcófago antropomórfico de Irtierut, bem como estatuetas, vasos, caixas, almofarizes e colheres de unguento.

Neste cenário, serão revisitadas as etapas da história de uma coleção iniciada em 1824 e que se expandiu enormemente graças às descobertas de Ernesto Schiaparelli e Giulio Farina, oferecendo uma visão geral das recentes inovações e transformações que o Museo Egizio de Turim se prepara para enfrentar no seu bicentenário. O encontro, moderado pelo diretor do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, Stefano Scaramuzzino, centrar-se-á também na renovação permanente do próprio conceito de museu, aberto à cidade e ao mundo, bem assente no eixo da investigação, visitável segundo paradigmas mutáveis. Um lugar onde a colaboração académica e a descoberta, com a ajuda das novas tecnologias, se tornam a base da participação da comunidade.

Simultaneamente, será apresentada a última publicação de Christian Greco, Alla ricerca di Tutankhamun” (2023, Franco Cosimo Panini), que ilustra, numa perspetiva original, a descoberta do túmulo do jovem faraó rodeado de mistério. Desta história apaixonante e envolvente, que nunca abdica do habitual rigor científico, surgirão os mesmos valores que inspiram a missão do Museo Egizio: despertar viva curiosidade e desenvolver a capacidade crítica na sociedade.

O evento é realizado em colaboração com a livraria italiana em Lisboa PIENA. Libri Persone Visioni, com o Museu da Farmácia de Lisboa e com o Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com o qual o Instituto co-organiza o seminário aberto ao público “O Presente do Khedive: Política e diplomacia na receção europeia das antiguidades de Bab el-Gasus”, que tem lugar na Sociedade de Geografia de Lisboa a 14 de março. No âmbito do colóquio, serão apresentadas ao público português algumas excelências do sistema museológico italiano, através das intervenções de Alessia Amenta, conservadora do Departamento de Antiguidades Egípcias e do Próximo Oriente dos Museus do Vaticano, e Paola Buscaglia, restauradora e coordenadora do Laboratório de Escultura em Madeira da Fundação Centro de Conservação e Restauro “La Venaria Reale” .