No dia 18 de dezembro, às 20h, o Grupo de Metais e Percussão da Orquestra Sinfónica Portuguesa, sob direção do maestro José Eduardo Gomes, apresenta um programa eclético, que percorre repertório do século XVIII (Bach) ao contemporâneo (Hazell), terminando num breve medley concebido para esta formação de sopros, onde reconheceremos os mais populares temas natalícios norte-americanos que nos acompanham desde o século passado. Sleigh Ride, Have Yourself a Merry Little Christmas, Jingle Bells e We Wish You a Merry Christmas.
É com a exuberância dos Metais e Percussão que convidamos o público para recordar memórias de quadras natalícias passadas, sem deixar de manter vivo o espírito festivo neste presente Natal.
No dia 22 de dezembro, às 20h, apresentamos um Concerto de Natal com o Coro do Teatro Nacional de São Carlos e as solistas Susana Gaspar (soprano) e Cátia Moreso (meio-soprano), sob direção de João Paulo Santos.
A poucos dias do Natal, um concerto com obras de grandes compositores italianos, alemães e franceses do século XIX mergulhadas no espírito desta data festiva — um Natal romântico. Gounod, Mendelssohn e Rossini compõem um programa que termina com um dos mais universalmente amados cânticos de Natal de todo o planeta: Minuits, chrétiens, de Adolphe Adam. Apesar de muito mais conhecido pelo título inglês O Holly Night, a obra foi escrita sobre um texto francês de Placide Cappeau que alude à noite de Natal.
A 23 de dezembro, apresentamos o Concerto de Natal com a Orquestra Sinfónica Portuguesa (OSP) e os violinistas Pedro Meireles e Alexander Stewart, sob direção de Antonio Pirolli.
Viagem pela música instrumental europeia durante a centúria que se estende dos finais do século XVII ao do século XVIII.
A iniciar, uma obra de Arcangelo Corelli. O seu Concerto grosso em Sol menor op. 6, n.º 8 foi provavelmente escrito na década de 80 do século XVII e contém a indicação de que é «fatto per la notte di Natale». O Concerto para dois violinos de Johann Sebastian Bach é uma das obras mais famosas e reconhecidas do germânico e, consequentemente, considerada uma das obras-primas do Barroco. A encerrar o concerto, uma das mais célebres obras de Mozart – a Sinfonia «Praga» (Sinfonia n.º 38, em Ré Maior K. 504).
FICHAS ARTÍSTICAS
Teatro Nacional de São Carlos – Sala Principal
18 de dezembro de 2020, 20h
José Eduardo Gomes (Direção Musical)
Grupo de Metais e Percussão da Orquestra Sinfónica Portuguesa
Johann Sebastian Bach/arr. Peter Reeve
1. Cantata BWV 129: Gelobet sei der Herr mein Gott
2. Cantata BWV 140: Wachet auf!
3. Cantata BWV 79: Nun Danket Alle Gott
Edward Elgar/arr. Roger Harvey, Three Enigma Variations
1. Troyte
2. W.N.
3. Nimrod
Stephen Foster/arr. Roger Harvey, Jeanie with the light brown hair
Chris Hazell, The Gospel hall
1. The welcome
2. Hymn 1
3. Hymn 2
4. Praise!
Richard Rogers, Lorenz Hart/arr. Mark Nihtingale, My funny valentine
Arr. Roger Harvey, Ding, dong, dong, merrily oh high
Mel Tormé/ Arr. Christophe Mowat, The Christmas song
Arr. Roger Harvey, Festive cheer
Teatro Nacional de São Carlos – Sala Principal
22 de dezembro de 2020, 20h
Susana Gaspar (soprano)
Cátia Moreso (meio-soprano)
Nuno Margarido Lopes (órgão e harmónio)
Joana David (piano)
João Paulo Santos (Direção musical)
Coro do Teatro Nacional de São Carlos
(Maestro assistente Kodo Yamagishi)
Charles Gounod, Gallia
Felix Mendelssohn, Drei geistliche Lieder op. 96
Gioachino Rossini, La Foi, L’Espérance, La Charité
Charles Gounod, Noël CG 184
Charles Gounod, O Divine Redeemer
Adolphe Adam, Minuit, chrétiens
Teatro Nacional de São Carlos – Sala Principal
23 de dezembro de 2020, 20h
Pedro Meireles, Alexander Stewart (violinos)
Antonio Pirolli (Direção Musical)
Orquestra Sinfónica Portuguesa
Arcangelo Corelli, Concerto Grosso em Sol menor op. 6/8
Johann Sebastian Bach, Concerto em Ré menor para dois violinos BWV 1043
Wolfgang Amadeus Mozart, Sinfonia n.º 38 em Ré Maior K. 504, «Praga»
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