Agenda

Cinema e Vídeo
Cinema Ideal
Rua do Loreto 15, 1200-036 Lisboa

Brotéria no Cinema Ideal: A Paixão de JL

Uma sessão única no Cinema Ideal do documentário A Paixão de JL (2015), um diário íntimo do artista plástico brasileiro José Leonilson.

Em janeiro de 1990, três anos antes da sua morte, José Leonilson começou a gravar um diário em cassetes, que serviria de base para um eventual livro que nunca chegou a ser escrito. Vinte anos depois, Carlos Nader compila as gravações e faz com elas este filme — Leonilson por si mesmo, um percurso criativo e íntimo do artista paulista que deixou cerca de 4000 obras.

Movidos por um fascínio comum pela sua obra, a Brotéria provocou Tomás Cunha Ferreira (Lisboa, 1973) para um encontro em modo de exposição. Esta sessão de cinema parte da exposição Pequenos Fogos, que pode ser vista na Brotéria até 26 de fevereiro de 2022.

Sinopse Oficial
Em Janeiro de 1990, o artista plástico José Leonílson começou a gravar um diário em fitas cassete. Ele imaginava, desde o príncipio, deixar um registo público das suas memórias do quotidiano, em sintonia com seu trabalho na pintura. O que ele não imaginou foi a transformação deste quotidiano depois de descobrir ser portador de HIV.

“A Paixão de JL é o título perfeito para este documentário sobre o artista plástico José Leonilson Bezerra Dias (1957-1993). Além de evocar a ideia de religião, que é abrigada diante da noção espiritual imanente da arte e também serve como crítica aos tabus e dogmas religiosos enfrentados pelo artista, o título diz literalmente sobre o que é o filme: é sobre a principal paixão de José Leonilson: a arte. E a vida. (…) No início de 1990, três anos antes de sua morte, JL começou a gravar depoimentos seus numa espécie de diário que serviria de base para um eventual livro, que nunca foi escrito. Agora, mais de 20 anos depois, Nader tem acesso a este material e faz todo o filme com base nele. Ao invés de depoimentos de colegas, familiares ou críticos, temos Leonilson por ele mesmo, da forma mais intimista possível. Ao invés de imagens de arquivo de entrevistas dele, temos fotografias de suas obras. O espectador tem acesso ao período mais criativo, e mais pessoal, do artista.”

— Lucas Salgado

Nome do Filme: A Paixão de JL
Género: documentário
Duração: 82 minutos
Ano de Produção: 2014
Realização: Carlos Nader
Produtora: Já Filmes
Produção Executiva: Kátia Nascimento, Carlos Nader, Flávio Botelho
Direção de Fotografia: Fernando Laszlo, Marcos Vilas Boas
Montagem: Carlos Nader, Yuri Amaral
Música Original: Daniel Zimmerman
Som: Junior Aragaki
Categoria: Longa Metragem Brasileiro 35mm/ Digital (exceto DVD)
Informe a mídia/formato do filme (cópia final) para exibição: h264.mov
Idade Indicativa: 14 anos

Com o apoio de Itaú Cultural