Nesta conversa, iremos aprofundar questões fundamentais ligadas à cultura, aos comportamentos sociais e às tradições. O nosso debate girará em torno de um espectro de tópicos, que vão desde as nossas abordagens à resolução de conflitos até aos níveis de tolerância e respeito que permeiam a nossa sociedade. Refletiremos também sobre a questão de saber se estas características são genuinamente exclusivas da nossa nação ou se têm repercussões na experiência humana em geral. Junte-se a nós nesta exploração da nossa pluralidade cultural, descobrindo ideias valiosas que contribuem para uma compreensão mais profunda da nossa identidade coletiva.
Sobre o Festival
O Festival Impacto foi concebido e implementado como palco para a reflexão e o debate sobre diversos temas, que em virtude da sua pertinência temporal, são relevantes tanto individual como colectivamente.
Nesta primeira edição, o Festival Impacto tem como tema central o preconceito, reconhecendo que o preconceito é uma “opinião, favorável ou desfavorável, formada antecipadamente, sem fundamento sério ou análise crítica”.
Guiados por essa premissa, elaboramos um programa para articular este tema através de diversos formatos e enquadramentos, não só para atingir um público mais vasto, mas também para abordar o tema com relevância e amplitude, garantindo um diálogo e análise significativos das complexidades do preconceito. Nesse sentido teremos na nossa programação: Um ciclo de conversas que se propõem mais analítico e académico sobre as intersecções do preconceito – um lugar mais abstrato; Um ciclo de tertúlias para facilitar a troca de ideias e perspectivas – um lugar mais plural; Entrevistas e testemunhos, em que o nosso objetivo é desvendar as dimensões mais pessoais – um lugar de partilha; Nos encontros Human Library propomos reuniões intimistas que facilitem conversas francas sobre questões frequentemente afectadas pelo estigma – um lugar de empatia; Teremos também as seguintes secções a concurso: curta metragem, fotografia, AI generated image e ensaio, com o objectivo de amplificar este diálogo assim como promover a participação do público – um lugar de todos.