Serão apresentados cerca de 18 desenhos em técnica mista, sem título, datados de 2019 e 2020, com um forte sabor hipnótico com reminiscências psicadélicas. Todos eles retratam alegoricamente cabeças, no interior das quais pensamentos entrelaçam-se em cornucópias ciclópicas. A mostra intitula-se “Um desenho que se desenha”.
“O desenho começa então a revelar-se – escreve Maria Poppe no catálogo – sem uma intenção prévia, é ele que assume o comando, não a vontade de quem desenha. O desenho desenha-se. Quem segura o grafite não sabe o que irá surgir, entra na ‘nuvem do não saber’, confia na coreografia e deixa-se fecundar.”
Malia Pope
Fez o Curso de Desenho no Ar. Co, em 2000/02. Desde então, desenhar é uma maneira de se relacionar com o corpo, com o tempo, com as casas onde habitou – no campo, na cidade, junto ao mar –, com o presente, com os ecos do passado: o desenho é o seu quotidiano.
Exposições Individuais: Desenho, Giefarte, Lisboa (2016). Somos, espaço Manteigaria, Lisboa (2013). Sem título, Galeria Robotarium, LxFactory, Lisboa (2011).
Exposições Colectivas: Paisagens, Centro de Arte Manuel de Brito (CAMB), Palácio Anjos, Algés (2017). Campo, espaço Manteigaria, Lisboa (2013).
Ilustrações para os livros: As Portas da União, de Margalit Matitiahu, Douda Correria, em 2021; Analema, de Catarina Costa, Douda Correria, 2017; Chiaroscuro, de Catarina Costa, Douda Correria, 2016;
Colecções Públicas: Colecção Manuel de Brito.
Organizada pela Sá da Costa Arte em parcelria com a Ocupart esta exposição tem o apoio da Giefarte.
“Um desenho que se desenha“ poderá ser visitada de 13 de fevereiro a 5 de março, de segunda a sábado, das 14h30 às 19h na Galeria Sá da Costa, Rua Serpa Pinto, 19, 1200-443, Lisboa, ou noutro horário mediante marcação prévia para geral@ocupart.pt ou a.sadacosta.mi@gmail.com
Exposições
Galeria Sá da Costa
Rua Serpa Pinto 19, 1200-443 Lisboa
Um desenho que se desenha
Malia Poppe inaugura no próximo dia 12 de fevereiro, entre as 16 e as 20h, uma exposição de desenho na Galeria Sá da Costa.