Agenda

Exposições
Galeria Zé dos Bois
R. da Barroca, 59 . 1200-049 Lisboa

“Torno” – Exposição de Eduardo Fonseca e Silva & Francisca Valador

A Livraria Zé dos Bois despiu uma das suas paredes de livros para acolher projectos de intervenção artística. É neste contexto que recebe ‘Torno’, de Eduardo Fonseca e Silva & Francisca Valador, a convite de Joana Leão.

A dupla apresenta uma instalação que traz à livraria motivos do seu universo quotidiano, cruzando pintura e escultura e levando o espectador a um movimento em torno de ambas.

‘Torno é a tradução de uma pintura feita a quatro mãos. Uma aguarela cujo motivo está representado na sua escala original, e por isso tão infímo e insignificante. Uma massa fusilli que terá um fim alimentar, qual parafuso de Arquimedes. Um pedaço de madeira como um muro ou a peça que falta. A casca de um caracol, um abrigo, vazio.

A pintura é rodeada por um material negro, alcatifa, que a circunda como uma sombra. Outro corpo circular igualmente escuro enfrenta-a. A sua forma repete as pintadas, os seus recortes dão-lhes outro significado.’ Eduardo Fonseca e Silva & Francisca Valador.

Eduardo Fonseca e Silva (1993, Lisboa) e Francisca Valador (1993, Lisboa) estudaram Pintura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa e trabalham juntos desde 2016, mantendo no entanto, práticas individuais. Exposições individuais: Subterrâneo, Museu Geológico de Lisboa (2018); Corda Bamba, Ateneu Comercial de Lisboa (2016); exposições colectivas: Dip me in the river, drop me in the water!, Galeria Pedro Cera, Lisboa (2021); Reação em Cadeia #6: Las Palmas – Apofenia, Culturgest, Porto (2021); A Longa Sombra, Maus Hábitos, Porto (2021); Reação em Cadeia #6: Las Palmas – Apofenia, Fidelidade Arte, Lisboa (2020) Homework, Galeria Madragoa, Lisboa (2020); CENTRAL ASIA: Presença Brilhante (colaboração com a dupla Primeira Desordem), Lisboa (2019); I Will Take The Risk, AZAN Tomaz Hipolito Studio, Lisboa (2019); No dia seguinte está o agora, CAPC Círculo Sede, Coimbra (2018); CENTRAL ASIA: Universo Charme (colaboração com a dupla Primeira Desordem), Lisboa (2018); Forehead, FEA Lisboa, Lisboa (2018); The dog is very confused, Galeria FOCO, Lisboa (2018). Outros projetos: Ceia, projeto Mais Um, Galeria 3+1 Arte Contemporânea, Lisboa (2019); Sermão, projeto Casa-Animal da Musa Paradisíaca, Lisboa (2017); CEAC residência artística em Vila Nova da Barquinha (2017). Vivem e trabalham em Lisboa.

Horário: Segunda a sabádo das 18h às 22h
Entrada livre.

As visitas serão efectuadas de acordo com as medidas de segurança recomendadas: é obrigatória a utilização de máscara e recomendada a utilização do gel desinfectante disponível na entrada da ZDB.