O Loops.Expanded, é uma rede curatorial internacional de investigação, curadoria e exposição que é o resultado do crescimento do projeto Loops.Lisboa – realizado desde 2015 pela Duplacena em estreita colaboração com o MNAC.
Na presente edição, o MNAC apresenta cinco vídeos, em sessões individuais de três semanas. Os trabalhos de Pedro Vaz (Portugal), Økapi (Itália), Hasan Daraghmeh (Palestina/Noruega), Cyril Gamiche (França/Japão), e Ilaria di Carlo (Itália) foram escolhidos pelos curadores entre as submissões de um Open Call International.
A obra Ser apresenta um vulto incógnito a avançar na natureza. A questão da sua identidade ocupa parcialmente a essência da obra: um espírito da natureza? nós próprios? um ser extraterrestre? uma presença? um fantasma? Sobretudo, uma especulação animista de como a natureza pode percecionar a nossa presença quando caminhamos ao seu redor.
Enigmaticamente, o que o vídeo procura transmitir pode ser considerado o oposto. No desenrolar dos planos de sequência, a identidade deste ser torna-se atemporal e transfigura-se, indefinida, entre um zelador que cuida, um primata, ou um ser num estádio avançado de evolução. Eventualmente, uma zona indefinida entre a nossa visão sobre nós próprios e o planeta.
Exposições
Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado
Rua Serpa Pinto, 4, 1200-444 Lisboa
“Ser” de Pedro Vaz
O Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado (MNAC), o Loops.Expanded e a Duplacena apresentam a nova edição de Loops.Expanded.