Agenda

Formação
Livraria Ferin
R. Nova do Almada, nº 70, 2715-311 Lisboa

Oficinas de Encadernação “Mãos que costuram e vestem livros”

Integrado no âmbito do Festival Internacional Literatura e Língua Portuguesa 5L, vai ser apresentado a 7 de maio pelas 17h30, na Livraria Ferin, um excerto do documentário “Mãos que costuram e vestem livros”, que está a ser produzido pela Videoteca, a que se seguirá uma conversa.

A conversa será com Andreia Tibério dos Santos, da Oficina Arte no Livro, Fernando Carrilho, coordenador da Videoteca e com Luís Martins, investigador do IELT.

A iniciativa terá apenas transmissão online através do nosso canal de youtube.

Este documentário resulta de uma parceria entre o Arquivo Municipal de Lisboa e o Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT) da NOVAFCSH, com o objetivo de levar a cabo um estudo sobre os procedimentos técnicos de encadernação e ornamentação / douração do livro em Lisboa. Através deste estudo pretende-se identificar as oficinas e os artesãos que historicamente se dedicaram ao ofício na cidade de Lisboa, os artesãos que exercem atualmente a profissão, as técnicas que aplicam e como foram ensinadas e ensinam. De forma complementar, este estudo prevê ainda identificar os locais onde se situavam as oficinas e as práticas interligadas, nomeadamente, editores, vendedores e livreiros, alfarrabistas e leiloeiros.

Esta parceria prevê ainda a edição de um número dos Cadernos do Arquivo Municipal.

Sinopse
“Falaremos aqui de outras leituras. Das que acontecem nas oficinas de encadernação, onde os livros são folheados criando uma melodia de sons, se destacam as texturas e os cheiros dos papéis, das colas e das peles, se trata do comum e do inesperado. Porém, é ilusório o contraste com as figuras do leitor e do escritor apresentadas pela arte, indiferentes às coisas do mundo e concentrados em si, e que em Lisboa podemos ver nos quadros de Fernando Pessoa (Almada Negreiros, 1954 e 1964) e de São Jerónimo (Albrecht Dürer, 1521, MNAA). O ofício da encadernação e douração torna-se uma arte da leitura e da interpretação literária na cidade quando o artesão é desafiado a materializar os sonhos e as emoções de amantes de livros.”