Agenda

Formação
Ruínas e Museu Arqueológico do Carmo
Largo do Carmo, Lisboa

Oficina do Carmo

Atividades de Arqueologia Experimental

A Associação dos Arqueólogos Portugueses e a Prehistoric Skills (Pedro Cura), convidam todos os interessados a fazer uma viagem didática pelas coleções do Museu Arqueológico do Carmo, recriando e reproduzindo alguns dos principais artefactos e atividades do quotidiano das populações da Pré-História até aos dias de hoje.

21 jan | Estatuetas em Barro

Sessão que consiste na aprendizagem dos métodos de produção de barro a partir da argila, passando, de seguida, à modelagem e execução de diversas estatuetas, com diferentes tipologias. Cada participante produzirá a sua estatueta, partindo dos diversos objetos expostos no MAC.

25 fev | Tecelagem

A tecelagem, a par da cestaria, é uma das mais antigas formas de trabalhar fibras naturais. Usando uma réplica de um tear pré-histórico composto por pesos de tear idênticos aos do sítio arqueológico de Vila Nova de São Pedro, patente na Sala 1 do MAC, cada participante produzirá uma faixa de tecido. Os tecidos serão fornecidos no workshop, no entanto, convidamos os participantes a trazerem as suas peças em algodão ou linhos para poderem estampar.

25 mar | Estampagem

Atividade que procurará transmitir conhecimentos acerca da metodologia de estampagem natural. Através da utilização de acetato de ferro sobre tecidos de fibras naturais (algodão e linho), será, posteriormente, realizada a impressão, extraindo corantes naturais de plantas e flores, numa técnica documentada desde época medieval.

22 abr | Couro

O couro é uma matéria-prima usada desde Pré-História para o fabrico de diferentes tipos de peças (ex: bolsas, vestuário). Nesta sessão, pretende-se introduzir as bases da produção artesanal de peças em couro, desde do corte, moldagem e cozer o couro, usando exclusivamente réplicas de utensílios pré-históricos.

20 mai | Produção de queijo

Nesta atividade propomos aos participantes que aprendam uma das técnicas tradicionais de fazer queijo de cabra, com flor de cardo, usando réplicas de recipientes cerâmicos pré-históricos, interpretados como queijeiras.

Idade mínima aconselhável dos participantes – 8 anos.

Atividade para Adultos, Famílias, Profissionais e Estudantes de Arqueologia, História e Artes

Duas sessões: manhã: 10h-13h / tarde: 15h-18h

Inscrições e Informações através do email: cesar.neves@arqueologos.pt.

É necessária a inscrição prévia na sessão pretendida.