A MusouCriadora é uma exposição integrada na Arts Festival, organizada pela Associação de Estudantes da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (AEFBAUL) em colaboração com a HeForShe Lisboa. A iniciativa deseja representar a essência da mulher, através da fluidez de identidade à intimidade, expondo assim mais de 25 obras originais na Faculdade de Belas-Artes. Os dez artistas selecionados (Claú, Cid, Eva Gaspar, Eva Pereira, Francisca Sousa, Horácio Carvalhinho, Lúcia Neves, Rafael Gomes, Rita Pedro e Romie), desenvolvem uma narrativa transcendente e honesta. É experienciada através de um percurso ponderado, de forma a adaptar-se aos longos corredores do antigo convento, onde é possível observar a curadoria concebida por Nicoletta Gutu — Vice-Presidente da AEFBAUL e Débora Brito — Vice-Presidente do Departamento de Cultural.
A HeForShe é um movimento internacional com vista a um esforço global pela Igualdade de Género, fazendo parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030 da Organização das Nações Unidas. Criado em 2014 pela UN Women, o movimento apela à consciencialização de rapazes e homens para a promoção da paridade de género, tratando a temática como uma questão de direitos humanos. A HeForShe Lisboa incorpora todos estes valores, tendo como zona de atuação a cidade das sete colinas.
A Associação de Estudantes da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa é o órgão representativo dos estudantes de Belas-Artes, tendo como principal objetivo defender os direitos dos alunos e servir como elo de comunicação entre os estudantes e a instituição. Através de conversas com artistas, designers, professores, alunos, workshops, feiras, exposições e entre outros projetos, pretende comunicar, apresentar e representar a comunidade, proporcionando oportunidades exclusivas, novas aprendizagens e projetos colaborativos.
MusouCriadora procura abrir diálogos entre @s artistas e o público, onde é possível contemplar as várias multitudes que Ela declara.
A exposição decorrerá nos dias 28, 29 e 30 de abril de 2021, no 3º piso da Faculdade de Belas-Artes.