A “Escola Académica” foi a primeira fase do ensino da Academia, desde a fundação em 1836 até à constituição da Escola de Belas Artes em 1881, sendo um período de grande debate sobre programas de ensino, antecedendo os primeiros programas oficiais nacionais e os manuais que daí decorrem.
Em sintonia com as fontes de informação desse período, a exposição apresenta livros que eram referência no ensino da época, datados dos séculos XVII ao XIX que foram concebidos para a dialética ensino/aprendizagem, com ênfase no desenvolvimento do domínio da mão na prática do desenho, a elaboração do projecto, a formação do gosto, com predomínio dos modelos clássicos, para a Pintura, Escultura e Arquitectura.
Predominam autores de referência como Vinhola, Blondel, Lairesse, e autores portugueses professores da Academia, como Francisco Assis Rodrigues, José da Costa Sequeira ou Joaquim Prieto. Os exemplares são provenientes da Biblioteca Histórica da Academia, a maior biblioteca do país de livros de arte dos séculos XV ao XIX.
Pedro Gaurim Fernandes
Horário: Segunda a sexta, das 10h às 12h30/14h às 16h30