A coleção “Mestres da Língua Portuguesa”, da autoria de Jorge Chichorro Rodrigues, foi publicada entre janeiro de 2015 e janeiro de 2023, e nela estão representados trinta e um autores dos diferentes países de língua portuguesa, de Portugal aos países africanos lusófonos, do Brasil a Timor-Leste.
O 32º e último título, “Da Pátria à Frátria da Língua”, é um ensaio poético em que, com base nos autores contemplados, todos já desaparecidos, é feita uma viagem ao mundo da língua portuguesa, desde a Idade Média até à contemporaneidade. Gil Vicente, Luís de Camões, Eça de Queiroz, Fernando Pessoa, Florbela Espanca, Sophia de Mello Breyner Andresen, José Saramago, Machado de Assis, Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade, Jorge Amado, José Craveirinha, Eugénio Tavares, Fernando Sylvan, são alguns dos autores presentes na coleção, que se estende pelos três géneros literários, narrativo, lírico e dramático, e que viaja por diferentes estéticas literárias, desde as cantigas medievais ao modernismo.
A coleção, extremamente heterogénea, de leitura fácil sem deixar de ser rigorosa, acolhe desde um rei, D. Dinis, que oficializou a língua portuguesa, até um poeta popular, António Aleixo, e uma escritora que vivia numa favela de São Paulo, Carolina Maria de Jesus.