Agenda

Exposições
Joalharia do Carmo
Rua do Carmo, 87B, 1200-093 Lisboa

Joalharia do Carmo recebe a II Bienal de Joalharia Contemporânea

Até 15 de julho visite a exposição de joias em Filigrana inspiradas no poema “Madrugada” de Sophia de Mello Breyner Andresen.

A PIN – Associação Portuguesa de Joalharia Contemporânea, juntou-se às celebrações oficiais dos 50 anos do 25 de Abril e lançou a segunda Bienal Internacional de Joalharia Contemporânea, inspirada em “Madrugada”, o poema de Sophia de Mello Breyner Andresen. Desta vez, o poema que continua a inspirar novas formas de arte transformou-se em delicadas joias de Filigrana, trabalhadas em verso pelas mãos de futuros joalheiros e joalheiras portugueses, e que estão em exposição na centenária Joalharia do Carmo, no Chiado, em Lisboa.

As joias criadas por alunos e alunas do CINDOR, o único Centro de Formação Profissional de Ourivesaria e Joalharia do país, não podiam estar em exposição em local mais apropriado; a Joalharia do Carmo desafiou o princípio do modelo económico convencional do setor e virou-o do avesso quando, em outubro de 2022 se tornou a única joalharia do país e do mundo a comercializar em exclusivo Filigrana de Portugal Certificada, concentrando 100% da sua oferta em joias que exibem uma punção e uma etiqueta de certificação a comprovar a sua singularidade, tornando-as mais facilmente reconhecidas e identificadas como autênticas.

As joias que compõem esta exposição apostam na inovação e no design contemporâneo e celebram a liberdade no âmbito da comemoração dos 50 anos da Revolução dos Cravos, ao mesmo tempo que evocam o pensamento crítico e a espontaneidade que marcaram um período histórico crucial para Portugal.

Uma exposição a não perder e que pode ser visitada todos os dias no número 87 da Rua do Carmo, em Lisboa, na Joalharia do Carmo, de domingo a quinta das 10h às 20h e sexta e sábado das 9h30 às 22h. Nos dias 5 e 12 de julho, além de visitar a exposição, a Joalharia do Carmo tem ainda demonstrações de produção de joias em Filigrana feitas por jovens artistas.

Esperando cerca de 15 mil visitantes e participantes, a segunda Bienal de Joalharia Contemporânea tem uma programação com mais de 25 eventos, exposições, encontros de escolas, masterclasses e artists talks em Lisboa, tendo como palcos centrais e parceiros a Joalharia do Carmo, o MUDE – Museu do Design e da Moda, Ar. Co – Centro de Arte e Comunicação Visual, o Museu de Artes Decorativas – FRESS, entre outras entidades.

Saiba mais em www.joalhariadocarmo.pt