(english version below)
A noite de abertura contará ainda com o live musical and visual “Fractal Memory of a Spectrum Awareness”, criado por João Pedro Fonseca (participante da primeira edição do Loops.Lisboa) na electrónica e visuais, Carincur na voz e João Valinho na bateria.
A edição 2019 do Loops.Lisboa apresenta duas obras seminais da história da imagem em movimento, cada uma delas a representar momentos marcadamente distintos desta trajetória. O loop Anémic Cinéma pode ser considerado o “primeiro e único filme” de Duchamp, resultado de experiências anteriores com o então chamado Rotorelief. Já a instalação Good Boy Bad Boy marcou o retorno de Bruce Nauman à linguagem de vídeo, mais de dez anos depois de seu último trabalho neste formato..
A exibição da obra de Bruce Nauman nesta edição do Loops.Lisboa, cedida pela Fundação holandesa WWVF, é um primeiro passo para a nova visão dos curadores do projeto Loops.Lisboa, que criou uma rede internacional de curadoria e exibições. A partir de 2020, curadores parceiros vão organizar uma série de projecções, instalações, encontros e intervenções sobre o loop a partir de um mesmo Open Call internacional mas em diferentes geografias. A rede tem início composta por curadores de cinema e videoarte de Espanha (Mario Gutiérrez Cru, Festival Proyector – Madrid), Itália (Sandra Lischi, Onda Video); Países Baixos (Torn Van Vliet, WWVF – Amesterdão), Brasil (colectivo e festival Cine Esquema Novo – Porto Alegre) e Portugal (Loops.Lisboa e Festival Temps d’Images Lisboa). A temporada de submissões e os diferentes contextos de exibição serão informados no primeiro semestre de 2020.
Ao longo das suas quatro primeiras edições, o Loops.Lisboa selecionou e exibiu 12 artistas portugueses, ou estrangeiros residentes em Portugal, a partir de centenas de submissões que concorreram ao prêmio de 2,000€ a cada ano. Nomeadamente, Francisca Manuel e Elizabete Francisca, João Cristóvão Leitão e João Pedro Fonseca (2015), Patrícia Almeida, Pedro Vaz e Tiago Rosa-Rosso Carvalhas (2016), Nuno Cera, Tomaz Hipólito e Ricardo Pinto Magalhães (2017) e João Bento, Mané e Letícia Larín em 2018.
Juntos e pouco a pouco, estas pessoas e seus trabalhos (bem como os membros do júri e oradores convidados) ajudaram a criar um novo e específico espaço de significado para a ideia do loop em Portugal, com algumas das edições a serem também exibidas em Montemor-o-Velho com o Festival Citemor, nos Açores com o Festival Walk & Talk e em Madrid com o Festival Proyector.
Good Boy Bad Boy
Bruce Nauman, 1985, 18’
video 2 canais, cor (exibição em digital)
Concebida como uma afirmação moral didáctica, a instalação usa dois actores, Joan Lancaster e Tucker Smallwood, apresentados num plano de close-up, como apresentadores, em dois monitores separados. Cada um recita um comentário de cem linhas sobre a condição humana que inclui passagens como “Fui um bom menino/Foste um bom menino/Fomos bons meninos” e “Odeio/Odeias/Odiamos/Isto é o ódio.” Confrontando directamente o espectador, cada repetição é feita com uma intensidade emocional cada vez maior, alterando a sincronização um com o outro.
Uma obra da colecção WWVF / Amsterdam (www.wwvf.nl).
Bruce Nauman (1941)
Bruce Nauman é um artista amplamente influente cuja obra explorou a poética da confusão, da ansiedade, do tédio, do aprisionamento e da falha desde os anos 60 do século XX. Nauman foi uma figura fundamental do movimento do cinema e vídeo experimental no final dos anos 60 e inícios dos anos 70, com obras como Dance or Exercise Around the Perimeter of a Square (Square Dance). Depois de 1973, o cinema e o vídeo desapareceram da sua obra, substituídos por esculturas em néon com base em idiomas. Regressou ao vídeo mais de uma década depois, com Good Boy Bad Boy.
Anémic Cinéma
Marcel Duchamp, 1925-1926, 6’30”
35mm, Preto & Branco, sem audio (exibição em digital)
Este filme Dada caraterístico de Marcel Duchamp consiste numa série de trocadilhos visuais e verbais, com frases sem sentido inscritas em padrões em espirais rotativas, criando um efeito quase hipnótico. “A provocação pensada e ofensiva é uma das formas possíveis de interpretar os dez discos ópticos e os trocadilhos correspondentes exibidos no filme. O jogo de palavras com silogismos em Francês colide com as ilusões ópticas que sobressaem e se retraem nas esferas rotativas. Julien Levy deu o nome “Spirals” ao filme e exibiu-o repetidamente na sua galeria de arte durante os anos 30 do século XX.” (Bruce Posner)
Marcel Duchamp (1887-1968)
“Indubitavelmente o maior iconoclasta do século XX, Marcel Duchamp dedicou a sua carreira a desmistificar as ideias preexistentes sobre a arte, a qual acreditava ser um apelo ao intelecto e não aos sentidos. Motivado pela tempestade da controvérsia criada pelo seu quadro Nude Descending a Staircase, Nº.2 na Armory Show em 1913, Duchamp foi viver para Nova Iorque em 1915. Era extremamente activo no recente movimento avant-garde americano, editando diversas revistas Dada, inventando jogos de palavras e trocadilhos e designando objectos comuns como obras de arte ‘prontas a usar’.” (Michael R. Taylor)
Loops.Lisboa 2019 / Temps D’ Images 2019
Exposição de Anémic Cinéma (1926), de Marcel Duchamp, e Good Boy Bad Boy (1985), de Bruce Nauman
Local: Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado (MNAC)
Abertura: 12 de Dezembro, das 18h às 21h com o live action and visuals “Spectrum awareness”
Horário: de Terça-feira a Domingo, das 10h às 18h (última entrada às 17h30)
Entrada Gratuita
Encerramento: 01 de Março
(EN)
Festival Temps d ‘Images cordially invites you to attend the opening night of Loops.Lisboa’s 5th edition on December 12th, 6PM, at the National Museum of Contemporary Art – Museu do Chiado.
We will be inaugurating the exhibition of Anémic Cinéma (1926), by Marcel Duchamp and Good Boy Bad Boy (1985) by Bruce Nauman.
The opening night will also feature the live musical and visual Fractal Memory of a Spectrum Awareness, with electronics and visuals created by João Pedro Fonseca, voice by Carincur and drums by João Valinho.
The Loops.Lisboa 2019 edition presents two seminal works in the history of the moving image, each one representing markedly distinct moments of this trajectory. The Anémic Cinéma loop can be considered Duchamp’s “first and only movie”, the result of previous experiences with the so-called Rotorelief. The Good Boy Bad Boy installation marked Bruce Nauman’s return to the video language, more than ten years after his last work in this format.
The exhibition of Bruce Nauman’s work in this edition of Loops.Lisboa, provided by the Dutch WWVF Foundation, is a first step towards the new vision of Loops.Lisboa project curators, who created an international curatorship and exhibition network. From 2020, partner curators will organize a series of loop projections, installations, meetings and interventions from the same international Open Call but in different geographies. The network starts with film and video art curators from Spain (Mario Gutiérrez Cru, Proyector Festival – Madrid), Italy (Sandra Lischi, Onda Video); Netherlands (Torn Van Vliet, WWVF – Amsterdam), Brazil (collective and festival Cine Esquema Novo – Porto Alegre) and Portugal (Loops.Lisboa and Festival Temps d’Images Lisbon). The submission season and the different exhibition contexts will be reported in the first half of 2020.
Over its first four editions, Loops.Lisboa has selected and exhibited 12 Portuguese artists, or foreigners residing in Portugal, from hundreds of submissions competing for the € 2,000 prize each year. Namely, Francisca Manuel and Elizabete Francisca, João Cristóvão Leitão and João Pedro Fonseca (2015), Patrícia Almeida, Pedro Vaz and Tiago Rosa-Rosso Carvalhas (2016), Nuno Cera, Tomaz Hipólito and Ricardo Pinto Magalhães (2017) and João Bento, Mané and Leticia Larín in 2018.
Together, little by little, these people and their work (as well as the jury members and guest speakers) helped to create a new and specific meaning space for the idea of the loop in Portugal, with some of the editions also being exhibited in Montemor-O-Velho with the Citemor Festival, in the Azores with the Walk & Talk Festival and in Madrid with the Proyector Festival.
Good Boy Bad Boy
Bruce Nauman, 1985, 18 ‘
2 channel video, color (digital exhibition)
Conceived as a didactic moral statement, the installation uses two actors, Joan Lancaster and Tucker Smallwood, presented in close-up plan, as presenters on two separate monitors. Each recites a 100-line commentary on the human condition that includes such passages as “I was a good boy / You were a good boy / We were good boys” and “I Hate / Hate / Hate / This is Hate.” Directly confronting the viewer, each repetition is done with increasing emotional intensity, altering the synchronization with each other.
A work from the WWVF / Amsterdam collection (www.wwvf.nl).
Bruce Nauman (1941)
Bruce Nauman is a widely influential artist whose work has explored the poetics of confusion, anxiety, boredom, imprisonment, and failure since the 1960s. Nauman was a key figure in the experimental film and video movement of the late 1960s and early 1970s, with works such as Dance or Exercise Around the Perimeter of a Square. After 1973, cinema and video disappeared from his work, replaced by language-based neon sculptures. He returned to the video more than a decade later with Good Boy Bad Boy.
Anémic Cinéma
Marcel Duchamp, 1925-1926, 6’30 ”
35mm, Black & White, No Audio (Digital exhibition)
This characteristic Marcel Duchamp Dada movie consists of a series of visual and verbal puns, with meaningless phrases inscribed in patterns in rotating spirals, creating an almost hypnotic effect. “Thought-provoking and offensive provocation is one of the possible ways of interpreting the ten optical discs and the corresponding puns displayed in the film. French syllogism wordplay clashes with the optical illusions that protrude and retract on the rotating spheres. Julien Levy named the film “Spirals” and repeatedly displayed it in his art gallery during the 1930s.” (Bruce Posner)
Marcel Duchamp (1887-1968)
Undoubtedly the greatest iconoclast of the twentieth century, Marcel Duchamp devoted his career to demystifying preexisting ideas about art, which he believed was an appeal to the intellect rather than the senses. Motivated by the storm of controversy created by his painting Nude Descending a Staircase, No. 2 at the Armory Show in 1913, Duchamp moved to New York City in 1915. He was extremely active in the recent American avant-garde movement, editing several Dada magazines, inventing games. words and puns and designating common objects as ‘ready-to-use’ works of art.” (Michael R. Taylor)
Loops.Lisbon 2019 / Temps D ‘Images 2019
Exhibition of Anémic Cinéma (1926), by Marcel Duchamp, and Good Boy Bad Boy (1985), by Bruce Nauman
At the National Museum of Contemporary Art
Opening: December 12 from 6PM to 9PM with live action and visuals “Spectrum awareness”
Hours: Tuesday to Sunday from 10AM to 6PM (last entry at 5:30PM)
Free entrance
Closing: March 1st