“Contos Cantados” é um livro ilustrado por André da Loba e musicado por Carlos Marques que reflete mais de 15 anos de pesquisa do performer Carlos Marques como contador e recoletor de histórias junto dos mais velhos.
O evento contará com a presença de Carlos Marques, André da Loba e da co-editora Mafalda Milhões, da editora e livraria Bichinho de Conto.
“Contos Cantados” é um trabalho musical assente na recolha de contos e lengalengas de tradição oral, reescritos e musicados por Carlos Marques no formato de “Livro Concerto” direcionado para famílias.
Através de um QRcode disponível no livro, é possível aceder às músicas cantadas por Carlos Marques e animadas com as ilustrações de André da Loba.
Além de um livro, “Contos Cantados” é simultaneamente um concerto encenado, com 7 músicas compostas, 3 contos e 4 lenga-lengas, disponível para os mais variados serviços educativos.
Segundo Carlos Marques “é um miminho que deixo para os por vir. Costumo dizer a brincar que é a herança que deixo à minha filha”.
Contar e cantar a tradição oral foi o principal objetivo dos autores, sendo que para o Carlos Marques “há uma grande preocupação na relação entre os mais pequenos e os mais idosos, para que este cordão da tradição não se perca.”
Este livro tem a particularidade de tocar variadas vertentes da expressão cultural, com o seu lado performativo, as ilustrações impressas e animadas, a literatura e a música, tornando-o num projeto transmídia de fácil manuseamento para as famílias.
No prefácio, de Luís Correia Carmelo, pode ler-se: “A singularidade do Carlos Marques está de forma mais evidente na sua música, no seu ritmo e energia vibrantes. Mas, além disso, trata-se de um contador de histórias que respeita a infância a ponto de não ter medo de lhe falar de coisas sérias, mesmo que seja a brincar. E é aqui que este audiolivro se diferencia da maioria dos títulos propostos pelas estantes coloridas das grandes superfícies e das cadeias de lojas e livrarias.”
Foi esta afinidade pela temática dos “velhos” e da “morte” que uniu Carlos Marques e André da Loba. Ambos consideram que este assunto é pouco abordado na infância e nas famílias e em “Contos Cantados” fazem-no de forma lúdica.
A Bichinho do Conto surge como a cola que une todo este trabalho, face à sensibilidade e experiência que Mafalda Milhões sempre revelou em colaborações anteriores com Carlos Marques.
“Contos Cantados” foi ilustrado através da técnica da linogravura, tornando cada exemplar único e não há duas capas iguais.
Cada livro é uma peça com defeitos próprios da manualidade e pouco polido, para representar melhor o conteúdo e origem das músicas de Carlos Marques, fugindo às tendências maquinistas e pouco humanas dos objetos quotidianos.
Acreditamos que a época natalícia que se aproxima, é por excelência um exemplo dos momentos de comunhão entre gerações, nesse sentido, este livro cantado, é um presente perfeito para partilhar em família.