A Fidelidade Arte e a Culturgest inauguram no próximo dia 13 de maio a exposição “Moon Foulard” de autoria do artista mexicano, Rodrigo Hernández. A exposição, que decorre no âmbito do projeto Reação em Cadeia, e que conta com a curadoria de Bruno Marchand, vai estar patente ao público até 20 de agosto no Espaço Fidelidade Arte (Largo do Chiado 8, em Lisboa), com entrada gratuita.
A exposição que Rodrigo Hernández traz ao ciclo Reação em Cadeia é o resultado da confluência de um conjunto lato de interesses do artista, postos a girar em torno de uma figura tutelar: o estilista italiano Emilio Pucci, célebre pelo modo revolucionário como imaginou a utilização de estampados na alta-costura prêt-à-porter, combinando a introdução de tecidos leves e dúcteis com composições de pendor geométrico, feericamente coloridas.
O contexto iconográfico da exposição começa e termina em Pucci, mas o seu alcance ideológico é bastante mais vasto. “Moon Foulard” insere-se num longo debate sobre o lugar da expressão estética nas realizações artísticas, sobre o papel que o exercício de gosto, o estilo, a forma, o ornamento e, em última instância, a procura pelo prazer, ainda podem desempenhar na sociedade contemporânea.
O trabalho de Rodrigo Hernández (Cidade do México, 1983) caracteriza-se pela ambivalência e a ambiguidade. Quase tudo no seu universo oscila entre estados, como se habitasse, confortavelmente, a transitoriedade. Entre o desenho, a pintura, o mural, a escultura e a instalação, as suas obras procuram deliberadamente a miscigenação ou a contaminação entre disciplinas.
“Moon Foulard” é a sétima exposição do ciclo Reação em Cadeia, que resulta da colaboração entre a Fidelidade e a Culturgest. A proposta consiste em implicar os artistas na seleção dos seus pares, que irão suceder?lhes no espaço da Fidelidade Arte, em Lisboa (primeiro) e da Culturgest Porto (em seguida). A Rodrigo Hernández seguir-se-á, em Setembro de 2021, uma exposição da artista suíça Silvia Bächli.
Horário: Dias úteis, das 11h00 às 19h00