Agenda

São Luiz Teatro Municipal
Rua António Maria Cardoso, 38, 1200-027 Lisboa

“Democracy has been detected” de Diogo Freitas e Filipe Gouveia

Ecoando em tempos de inverdade e ineficácia, o espetáculo assume-se como um grito de uma geração, tanto para fora como para dentro de si própria, um apelo à vivência plena da democracia, não a tomando como garantida ou assunto de outros.

“A democracia é a pior forma de governo, à exceção de todos os outros já experimentados ao longo da história.”
Winston Churchill

Diogo Freitas e Filipe Gouveia dão as boas-vindas a Vila Cheia, a capital de um país ficcionado, onde não existem leis ou muros que impeçam a entrada. Aqui, o sistema de saúde é eficaz e melhorará com a construção do novo hospital. As visitas aos monumentos de ferro e betão são das principais atrações. As ruas estão salvaguardadas pelos robots da FIA – Força de Inteligência Artificial, que garantem a segurança. As únicas desvantagens são o declínio do sistema político cada vez mais corrupto e a comida – que poderá ter sabor a ração de cão. Todos os elementos da equipa artística de Democracy Has Been Detected nasceram em democracia e pertencem à geração pós-25-de-abril-de-1974, pós-queda-do-muro-de-Berlim, pós-guerra-fria. Com este espetáculo, discutem um possível caminho para o futuro, numa altura de fragilidade e ameaça, de sensação de fim e quando somos, cada vez mais, bombardeados com novas informações e tecnologias a uma velocidade alucinante e com um enorme impacto na forma como vemos o mundo. Uma proposta de leitura histórica, social e política da sociedade atual e da imaginada no futuro, com os olhos e ouvidos no passado. 

Oficina
Do Texto à Cena
Direção: Diogo Freitas e Filipe Gouveia

Informações/inscrições: momentoartistasi@gmail.com

Do Texto à Cena procura atores, bailarinos, músicos, performers, estudantes de artes e outros artistas e/ou interessados à volta do texto dramático: Democracy Has Been Detected. Através de uma ampla palete de opções, serão discutidas várias linguagens e formas artísticas de levar o texto à cena, a partir das caraterísticas e desejos dos envolvidos no grupo. Este workshop tem como objetivo principal complementar conhecimentos relacionados com arte, direção artística, encenação, interpretação, dramaturgia, política, sociologia, tecnologia e pensamento crítico – resultando num alargamento de ferramentas artísticas.

CRIAÇÃO Diogo Freitas e Filipe Gouveia DRAMATURGIA Filipe Gouveia INTERPRETAÇÃO Ana Lidia Pereira, Daniel Silva, Diogo Freitas, Gabriela Leão e Joana Martins INTERPRETAÇÃO E COMPOSIÇÃO MUSICAL Paulo Pires DESENHO DE LUZ Pedro Abreu DESENHO DE SOM E SONOPLASTIA Rafael Maia e Bernardo Bourbon CENOGRAFIA Maria Manada FIGURINOS Matilde Ramos PRODUÇÃO EXECUTIVA Inês Simões Pereira ACOMPANHAMENTO FOTOGRÁFICO Simão do Vale Africano APOIO Teatro Nacional São João, Câmara Municipal de Lisboa e Polo Cultural das Gaivotas Boavista RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS 23 Milhas/ Ílhavo, Centro Cultural Vila Flor/Centro de Criação de Candoso, Junta de Freguesia de Joane e Armazém 22 PRODUÇÃO Momento – Artistas Independentes COPRODUÇÃO Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica e São Luiz Teatro Municipal /// Projeto financiado pelo Programa de Apoio à Criação – Direção Geral das Artes – Ministério da Cultura

Horário: 20 a 25 julho
terça a sábado às 19h30, domingo às 16h
Sala Mário Viegas
M/12