com P. Manuel Cardoso SJ
Quando os países se fecham, as comunidades se guetizam e as famílias se isolam é urgente discutir os fundamentos da nossa vida política comum e os critérios de ação pública justa. Faz sentido continuar a pensar na propriedade privada da mesma forma? Faz sentido pensar no meu ar respirável? Ou na tua água potável? E, em relação às minhas relações, tenho o dever de defender mais a minha família do que as outras? Ou o direito a preferir o bem do meu país ao dos outros?
Apoiados em textos clássicos da filosofia política e da doutrina social da Igreja, este curso pretende refletir sobre equilíbrios possíveis entre o meum e o tuum, evitando cair tanto numa atitude universalista artificial quanto num solipsismo patológico
15€
Na Brotéria + Online
PROGRAMA
Ter 28 jun | 19h às 20h30
Que propriedade privada numa época de transição ecológica?
Qua 29 jun | 19h às 20h30
Geopolítica da justiça, entre o patriotismo egoísta e o universalismo despersonalizante
Qui 30 jun | 19h às 20h30
A minha família é mais importante que a tua!
P. Manuel Cardoso SJ
Prepara atualmente um doutoramento em estudos políticos na École des hautes études en sciences sociales. Passou primeiro por Moçambique e só depois chegou a Paris. As suas áreas de interesse principais são a articulação entre o Estado e as comunidades religiosas e as questões de justiça distributiva. É diretor-adjunto da revista Brotéria.
Este curso é gravado e os links de acesso enviados a todos os inscritos, para que possam participar em diferido caso não estejam disponíveis nos horários propostos.
+ info: https://www.broteria.org