Porque é que corro a abrigar-me no smartphone mal fico desocupado? Porque é que dedico tanto tempo a bagatelas? Porque é que, ao pensar no dia que acaba, tenho a impressão de que o tempo me escapou, de que fui um fantasma entre as solicitações do presente? Porque é que é difícil enfrentar com inteireza cada desafio que a vida impõe? Embora a máxima “Conhece-te a ti mesmo” seja profusamente citada, a existência parece muitas vezes comandada pelo apelo contrário: “Desconhece-te a ti mesmo”.
5, 6, 12 e 13 JULHO, 19h às 20h30
15€ · Na Brotéria + Online
Simão Lucas Pires escreve sobre livros no jornal Observador. Trabalha no Colégio de São Tomás. Foi bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia e é doutorando em Filosofia, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com uma tese a partir dos Pensamentos de Blaise Pascal. Venceu o Prémio Ensaio Filosófico Manuel Barbosa da Costa Freitas em 2019, é investigador do Instituto de Estudos Filosóficos da Universidade de Coimbra e faz parte da equipa de A Gazeta. Tem artigos publicados sobre aspectos do pensamento de Leibniz e Pascal; deu conferências sobre Epicteto, Gógol e Machado de Assis, entre outros.
Este curso é gravado e os links de acesso enviados a todos os inscritos, para que possam participar em diferido caso não estejam disponíveis nos horários propostos.