Este registo fotográfico, segundo os cânones do fotojornalismo, foi feito no ano de 2019, em meados de Setembro, numa visita a Alcácer do Sal, onde se encontram as minhas raízes. O passadiço principal do cais havia sido recuperado em meados do mesmo ano, apresentando um aspecto moderno, contrastando com o pitoresco das estacas e passadiços que saem diretamente para os pequenos cais dos pescadores e suas arrecadações de madeira antiga.
O Cais Palafítico, o único do género no nosso país e na Europa, situa-se na Carrasqueira, a cinco km da Comporta. Insere-se na Reserva Natural do Estuário do Sado e o seu acesso faz-se a partir de Tróia ou de Alcácer do Sal. Este passadiço de madeira surgiu pela mão dos pescadores locais para facilitar o seu acesso aos seus barcos dada a natureza da baixa-mar. Na década de cinquenta ganhou a configuração atual, tendo sido adicionadas novas estacas de madeira irregulares à estrutura da mesma.
Isabel Reis Flood
Exposições
Espaço Santa Catarina
Largo Dr. António de Sousa Macedo, 7D, Lisboa
“Cais Palafítico” de Isabel Reis Flood
De 1 a 15 de setembro estará patente no Espaço Santa Catarina a exposição de fotografia de Isabel Reis Flood – “O cais palafítico”