Pedro Ferraz de Abreu, Investigador do MIT (USA), dirigente na esquerda revolucionária na Revolução de Abril 74, catedrático da Universidade de Lisboa, vai apresentar o seu livro “Por Um Mundo Novo, a Sério – Uma Ideologia Progressista no Século XXI”, editado pela Colibri, no próximo dia 12 de dezembro (5ª feira), pelas 18h, no Centro Nacional de Cultura – Galeria Fernando Pessoa, em Lisboa.
O Título do Livro é extraído de um verso do poeta Aleixo: “Vós que de lá do vosso império, Prometeis um mundo novo Calai-vos que pode o povo Querer um mundo novo, a sério!”
PROGRAMA
– Moderação
Prof. Guilherme d’Oliveira Martins (Centro Nacional de Cultura)
– A Critica da Teoria da Excelência vs. Abrangência Inteligente
Prof. José Manuel Félix Ribeiro (Economista)
– O Desafio do Digital à Regulação
Dr. José Magalhães (ex-Deputado na AR, autor da Carta dos Direitos Digitais)
– O Poder Local e a Transição Digital
Dr. Albino Almeida (Presidente da ANAM – Associação Nacional das Assembleias Municipais)
– Da Natureza Humana: o Desafio à Deontologia
Coronel Carlos Matos Gomes (romancista Carlos Vale Ferraz, Capitão de Abril)
– Autor do Livro. Conversa com a Audiência
Prof. Pedro Ferraz de Abreu (Research Associate do MIT, Investigador da U. Lisboa, Presidente do CITIDEP)
Dia 12 de dezembro (quinta-feira), às 18h30, no CNC – Galeria Fernando Pessoa
Largo do Picadeiro, n.º 10, 1º . 1200-445 Lisboa (porta do lado esquerdo da esplanada do Café No Chiado)
Mapa de localização | GPS: 38.709292,-9.14199
Entrada livre, mediante capacidade da sala.
Sobre o livro
Por uma Ideologia Progressista no Século XXI Apoiada na Ciência e na Experiência dos Movimentos Sociais 50 anos depois das lutas que conduziram à Revolução de 25 de Abril de 1974, o autor vem desafiar-nos a refletir sobre questões fundamentais de hoje, e sobre o rumo que a Esquerda tem estado a seguir nas últimas décadas. Vivemos uma era de grandes promessas, desafios e paradoxos. Mas existe uma profunda divisão na Sociedade, e no seio da própria Esquerda. Que caminho seguir? Afinal, que Mundo queremos – e poderemos – ter?
Esta obra apresenta-nos um contributo único, porque baseado em muitos anos de investigação científica transdisciplinar (engenharia e ciências sociais), mas também de experiência de luta progressista. Para o autor, a Esquerda parece estar limitada ao papel pragmático de mitigadora, moderadora, dos piores efeitos da crise económica e da guerra, mas sem uma visão de sociedade verdadeiramente autónoma da Direita; ou ao papel radical de paladina de minorias, mas cujos exageros identitários distanciam o povo da Esquerda – e assim entregam as maiorias à Direita. Este livro aspira pois contribuir para uma sociedade mais digna, mais justa, e mais solidária.
Vamos aceitar como inevitável, uma sociedade que agrava as desigualdades, a exploração e a injustiça? Uma 3.ª guerra mundial? A crise climática? Afinal, que sociedade queremos? Que sociedade melhor podemos construir? E como? Que ideologia política melhor serve a Humanidade no século XXI? Será verdade, como muitos apregoam, que hoje a ideologia pouco importa? Não se trata de apresentar um discurso moral, sobre como o mundo devia ser. Trata-se de mostrar também, seguindo a evidência da Ciência, e da experiência da luta, como o mundo poderá ser. Como Aleixo, este livro propõe … um mundo novo, a sério.
Ficha Técnica:
ISBN: 9789895664009
Editor: Edições Colibri
Data de Lançamento: março de 2024
Idioma: Português
Dimensões: 164 x 232 x 18 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 352
Sobre o autor
Pedro Ferraz de Abreu foi um líder da esquerda revolucionária na luta que conduziu ao 25 de Abril. Alvo de perseguição pelo regime da Ditadura Salazarista, foi expulso da Universidade, incorporado compulsivamente em batalhão disciplinar e obrigado à clandestinidade por mandatos de captura da PIDE. Estudou e ensinou durante 20 anos no prestigiado Massachusetts Institute of Technology (MIT, EUA), onde fundou uma área científica transdisciplinar (e-Planning), que ensinou em Portugal como Professor Catedrático Convidado, nas Universidades de Lisboa e de Aveiro. É atualmente Research Affiliate do MIT, Investigador na Universidade de Lisboa e Presidente do Centro de Investigação de Tecnologias de Informação para uma Democracia Participativa.