Agenda

Literatura
Centro Nacional de Cultura - Galeria Fernando Pessoa
Largo do Picadeiro, n.º 10, 1º . 1200-445 Lisboa (porta do lado esquerdo da esplanada do Café No Chiado)

“Angola e o Atlântico – Colonialismo, colonialidade e epistemologia descolonial”

O Centro Nacional de Cultura, vai acolher, no dia 4 de dezembro, às 18h00,  o lançamento oficial do livro de Luís Gaivão. 

Esta obra, é o segundo volume da coleção “Trabalhos Académicos” publicada pela Perfil Criativo — Edições e será apresentada neste evento pelo jurista e político, Prof. Doutor Guilherme d’Oliveira Martins. O editor estará representado pelo escritor Tomás Lima Coelho.

Segundo o autor “o intuito deste livro é refletir sobre estes colonialismos no Sul, através de pensadores do Sul, cujas realidades são bem distintas dos colonialismos do Norte e ao pensar sobre o passado dos colonialismos ibéricos conhecer o que eles transformaram na História do Atlântico, particularmente, aqui, na de Angola. No fundo, trata-se de colocar Angola e a sua História diante de si própria, e ajudar a descobrir a união entre o que passou e o que se vai passar, preenchendo com novos padrões societais (ecologia de saberes) os espaços vazios que a permanência colonial provocou, mas aproveitando dela a entrada na modernidade. Não a eurocêntrica, mas humana e natural, do Sul, do Atlântico e de Angola.”

Luís Gaivão nasceu em Luanda, em 1948. É licenciado em Filosofia e Humanidades, mestre em Lusofonia e Relações Internacionais e doutor em Sociologia: Pós-colonialismos e Cidadania Global. É agente cultural de inúmeras intervenções quase sempre sobre temática angolana.

Autor: Luís Gaivão
Editora: Perfil Criativo – Edições
Ano de publicação: setembro de 2023 – 1ª edição
ISBN: 978-989-35076-8-1
Coleção: Trabalhos Académicos (Volume 2)
Língua: Português
Nº de páginas: 148 páginas
P.V.P: 17,00 euros

Livro disponível para encomenda AQUI