Tratam-se de dois andores em prata do século XVIII, obras exemplares da ourivesaria daquele período artístico, e que representam São João Batista e São João Evangelista.
Esta exposição, que proporcionará aos lisboetas a possibilidade de verem estas obras de arte de enorme relevância para a cultura nacional, surgiu na sequência das obras de reabilitação do Museu Rainha Dona Leonor, em Beja, criando-se, assim, a oportunidade destes dois andores poderem ser expostos em Lisboa, em lugar de destaque, num dos mais importantes repositórios da arte portuguesa dos séculos XVII e XVIII: a Igreja de São Roque e o Museu de São Roque.
Importa relembrar que a Igreja de São Roque é guardiã de importantes evocações que se relacionam com estes andores: a Capela de São João Baptista, encomenda de D. João V a Roma; e ourivesaria portuguesa do século XVIII, do importante espólio do Museu de São Roque.
Originalmente, os dois andores são provenientes do Real Mosteiro de Nossa Senhora da Conceição de Beja, onde o Museu Rainha Dona Leonor foi instalado no início do século XX, que absorveu parte do espólio.
Os andores eram utilizados em procissões dentro do espaço conventual, pelas duas confrarias monásticas: as “batistas” e as “evangelistas”, grupos rivais dentro da clausura que refletiam, muito provavelmente, animosidades exteriores pré-existentes e inerentes à comunidade alentejana, donde as freiras eram provenientes.
A cidade de Beja e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa estão ligadas por uma figura incontornável: a Rainha Dona Leonor. Filha dos duques de Beja, esposa do rei D. João II e irmã do rei D. Manuel I, foi fundamental na história de Portugal, nomeadamente ao fundar a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa em 1498, projeto de cariz humanista que pretendia atenuar o sofrimento dos mais desfavorecidos.
Assim, graças à colaboração do Museu Rainha Dona Leonor e da Direção Regional de Cultura do Alentejo, estas peças de excecional valor cultural e artístico estão em exposição no centro Lisboa, para um vasto público, português e estrangeiro.