O Homem, o Firmino, demarca um território no meio do palco de onde as duas personagens não podem sair. A Mulher, a Mila, tenta obsessivamente trepar, agarrar, sufocar este “homem-montanha”. O diálogo entre as personagens é como uma novela, cheio de lugares-comuns, de palavras que explicam encontros e desencontros, de risos estridentes e de cânticos de igreja transformados em opereta. Os intérpretes usam, como base para os seus diálogos, acontecimentos recentes do país/cidade/ocasião em que NU MEIO se apresenta. Para completar estes diálogos, os criadores recolhem histórias de amor, através de entrevistas a casais de diferentes gerações (no local onde se realiza o espetáculo).
Para celebrar os 29 anos do espetáculo NU MEIO, Filipa Francisco e Bruno Cochat conceberam uma nova versão, especialmente desenhada para o Teatro São Luiz. NU MEIO Comvida tem a sua estreia no Dia Mundial da Dança, 29 de abril, em 2025. A primeira parte do espetáculo é realizada por um artista convidado, tendo o convite sido direcionado a artistas da geração desta dupla, que representam a Nova Dança Portuguesa: Carlota Lagido, Félix Lozano, Sílvia Real, Sónia Baptista e os M&M’S (Margarida Mestre & Miguel Pereira).
Convidados
29 abril | Carlota Lagido + NU MEIO – COMPRAR BILHETE
NOTFORGIVENOTFORGET
notforgetnotforgive, de Carlota Lagido, escreve João Manuel de Oliveira, investigador sobre Estudos de Género, Estudos Críticos da Sexualidade e Teoria Feminista: “O espetáculo pode ser lido como um posicionamento acerca da importância da inscrição num mundo crescentemente amnésico. Esta recusa em esquecer e consequentemente em perdoar está ligada a uma negação da memória coletivamente partilhada. Em notforgetnotforgive, essa amnésia é recusada e desconstruída através de políticas da memória, com possíveis leituras autobiográficas presentes na obra de Carlota Lagido. Boys in the backroom, originalmente cantada por Marlene Dietrich, faz eco de uma reivindicação política, a favor da inscrição de uma mulher, de um período histórico, de uma memória cinemática que dá corpo a este trabalho. Estamos, pois, na presença de uma peça que não só recorda, mas que proclama uma posição num mundo dominado por sound bytes. Notforgivenotforget recentra este mundo numa estética de intransigência com a figura moralista do perdão. Em vez disso, a sua rejeição do perdão procura fazer-nos pensar na nossa posição e as nossas alianças…”
Criação e interpretação: Carlota Lagido
30 abril | Félix Lozano + NU MEIO – COMPRAR BILHETE
“LA GUASA”
Uma banana, um brinde, uma volta de toureiro, a tua saúde! Três golpes no chão, porque? Por Guasa!
Flamenco vem do árabe mourisco, Felah Menkub.
Felah significa camponês. Em árabe existem dois graus de expropriação, quando tiram as suas coisas materiais é um “Mindum” mas quando tiram as suas coisas materiais e imateriais, o que tem e o que é, quando deixa de ser quem sempre foi, quando perdeu tudo e se torna um pária ou uma pessoa excluída, então é um Menkub, inicialmente não era a arte, era a pessoa, o excluído, ou marginalizado. (Antonio Manuel Rodriguez)
La Guasa no flamenco é a brincadeira, a piada, as partidas.
Eis aqui um olhar sobre o passado; reencontrar, reorganizar, reviver, reaprender.
Ou hábito reeducado.
2 maio | Sílvia Real + NU MEIO – COMPRAR BILHETE
CONCERTO Nº 2 PARA NU MEIO
“Nunca me apresentei nua em palco mas sempre estive no meio de danças, filmes, livros, músicas e muitas canções.
Neste Concerto n.º2 celebro os 29 anos de Nu Meio interpretando velhas canções e novas versões, com a participação especial da guitarrista Ana Sofia Sequeira.
PARABÉNS Nu Meio!” Sílvia Real
Voz, teclado: Sílvia Real
Guitarra acústica, guitarra elétrica, voz: Ana Sofia Sequeira
Som: Kelzzo
Design gráfico: Carlos Bártolo
3 maio | Sónia Baptista + NU MEIO – COMPRAR BILHETE
I CALL HER WILL
Deambulação, pessoal, por algumas obras de William Shakespeare. O critério dessa escolha? Um critério de pele, de intuição. Ou, será somente uma escolha circunstancial? Alicerçada num livro de infância? Um emparelhamento de ideias de luz, escuridão, movimento, natureza. Sobre a natureza das obras e das personagens, sobre a justeza do eco das palavras que, ainda hoje, arrepiam caminho. A partir das notas e reflexões de outras mulheres sobre a obra do bardo, se desenha uma vontade, crítica.
Criação, escrita e interpretação: Sónia Baptista
Vídeo: Raquel Melgue
Desenho de luz: Daniel Worm
4 maio | M&M’S – Miguel Pereira & Margarida Mestre + NU MEIO – COMPRAR BILHETE
M&M’s – NOW AND EVER
Uma dupla que festeja em 2025 as bodas de prata, nascida nos anos 90 num underground alternativo, a apanhar o Cacilheiro para ensaiar no “ponto de encontro”, tiveram a sua estreia nos armazéns Costa Cabral, na Manifesta, e desde então fizeram uma carreira espetacular, sempre on the knees, catrapiscando músicas de outros e escrevendo letras que mandam às urtigas convenções do movimento woke. Agora já são cotas e malgré tout são fenomenais. Miguel e Margarida os M&M’s, sempre on fire!
Chá Dançante com Dj’s (após espetáculo, entrada livre sujeita à lotação. Bilhetes disponíveis no próprio dia na bilheteira do Teatro a partir de uma hora antes do evento [até 2 por pessoa])
Criação, Interpretação, Figurinos Bruno Cochat e Filipa Francisco Música ao vivo Donatello Brida Apoio coreográfico Félix Lozano Artistas convidados Carlota Lagido, Félix Lozano, Sílvia Real, Sónia Baptista e os M&M’S (Margarida Mestre & Miguel Pereira) Direção Técnica Jo?o Chicó Assessoria de Imprensa Levina Valentim Design e Comunicação Eduardo Quinhones Hall Produção e Difusão Mundo em Reboliço Agradecimentos Ana Borralho Co-produção Mundo em Reboliço e São Luiz Teatro Municipal /// Mundo em Reboliço é uma associação financiada pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes