O continente asiático foi o berço das grandes religiões do mundo e de uma parte significativa da iconografia da arte antiga e da cultura popular moderna. Desde o período da Rota da Seda e do comércio do Índico, passando pela época colonial e até ao momento da globalização que atravessamos atualmente, grande parte da iconografia do Médio Oriente, do subcontinente indiano e do Extremo Asiático chegou aos outros continentes.
Hoje em dia, é habitual encontrarmos símbolos islâmicos como arabescos, deuses hindus com muitos braços, o yin e yang da China, as divindades iradas do Tibete, ou jardins de pedra japoneses. Como o comércio, o colonialismo e a globalização aceleram processos de transmissão cultural, sabemos o que estes símbolos significam para nós, mas saberemos qual a sua origem histórico-cultural e os seus diferentes significados ao longo do tempo nos contextos culturais em que surgiram?
O curso “Iconografia da Ásia: arte e cultura popular” tem como principal objetivo introduzir os participantes à cultura pictórica e imagética dos polos culturalmente mais influentes da Ásia, levando-os a compreender a origem e o desenvolvimento conceptual de símbolos visuais antigos e a forma como, na modernidade, diferentes culturas asiáticas e não-asiáticas os usaram para criar uma representação do continente.
1.ª sessão – Cultura visual das religiões abraâmicas
2.ª sessão – Cultura visual da Índia antiga
3.ª sessão – Cultura visual do Tibete, China e Japão antigos
4.ª sessão – O período orientalista
5.ª sessão – O Médio Oriente moderno e a cultura visual
6.ª sessão – A Índia moderna e a cultura visual
7.ª sessão – O Tibete, a China e o Japão modernos e a cultura visual
Coordenação: João Pedro Oliveira
Horário: sextas-feiras; das 18h30 às 20h00 – online
Duração: 7 sessões; de 24 de janeiro a 7 de março
Preço: sócio CNC – 175€ | não sócio CNC – 210€
Todas as sessões do curso serão gravadas e disponibilizadas aos participantes inscritos, no canal Youtube do CNC.