Programa:
27 novembro: 19h
Slightly Smaller than Indiana
De Daniel Blaufuks, 2006, 78’
No verão passado, viajei por Portugal para filmar o meu projeto: um road-movie sobre um país que pode ser cruzado em seis horas de norte a sul e apenas uma hora e meia de leste a oeste. A paisagem que atravessamos, João Ribeiro (câmara) e eu, foi o 2004 pós-Euro 2004, com o governo provisório de Santana Lopes prestes a ocupar o cargo. É um país que ainda parece ser a ideia da “nossa pátria”, mas que na verdade não corresponde mais à realidade e está a tornar-se quase irreconhecível, como num cartão postal. Foi essa noção que me levou a querer fazer o filme.
4 dezembro: 19h
Spell Reel
De Filipa César
Um arquivo de material audiovisual em Bissau. À beira da ruína completa, as imagens testemunham o nascimento do cinema guineense enquanto parte da visão descolonizadora de Amílcar Cabral, o líder da libertação assassinado em 1973.
11 dezembro: 19h
Eldorado XXI
De Salomé Lamas
Uma assombrosa e misteriosa parcela da realidade etnográfica. A comunidade instalada em maior altitude no mundo, La Rinconada y Cerro Lunar (5500m), nos Andes peruanos; uma ilusão leva os homens à autodestruição, movidos pelos mesmos interesses, usando as mesmas ferramentas e meios na contemporaneidade que nos tempos antigos.
18 dezembro: 19h
E Agora? Lembra-me
De Joaquim Pinto
Joaquim Pinto convive com o VIH e o VHC há quase 20 anos. “E Agora?” é o caderno de apontamentos de um ano de ensaios clínicos com drogas tóxicas e ainda não aprovadas para o VHC. Uma reflexão aberta e eclética sobre o tempo e a memória, as epidemias e a globalização, a sobrevivência para além do expectável, a dissensão e o amor absoluto. Num vai e vem entre o presente e o passado, o filme é também um tributo aos amigos que partiram e aos que permanecem.