O vestido vermelho de Dorothy Parker e outras peças
“O grande mérito do bailarino é conseguir transformar o esforço em graça. Se o conseguirmos, estaremos mais próximos da perfeição na conduta.” Quem o diz é o filósofo e escritor espanhol José Antonio Marina, em jeito de conselho para a agrura dos tempos em que vivemos. Sustentam-no as lições da História, aliás não muito distante, da época em que, por experiência própria, as pessoas sabiam que o progresso não era contínuo, que o consumo era um acto sazonal e não uma forma de vida, que as crises eram pendulares como as estações do ano. Sem que, no entanto, se abdicasse da moda, elegância e sedução. A História da Moda não é uma disciplina fútil ou sequer decorativa, está intimamente relacionada com a História Cultural e das Mentalidades, mas também com a História Económica e Social. Mais do que o reflexo ou a expressão das sociedades, ela corresponde à representação mais imediata do indivíduo no exterior. A rota da seda foi, ao longo de séculos, alimentada pela vaidade dos poderosos. Marie Antoinette, em queda, tornou-se a mulher mais imitada pelas aristocratas da Europa, mas também a mais odiada pelos que não lhe podiam seguir o exemplo. Coco Chanel revolucionou a moda nos loucos anos 20 porque as mulheres já não queriam voltar à pacatez decorativa da época vitoriana. Neste breve curso, abordaremos os conceitos chave da História Social da Moda, sem no entanto seguirmos disciplinadamente a ordem cronológica dos seus principais movimentos. Falar-se-á de roupa e de desejo, mas também de arte, literatura, cinema e até de políticas do corpo. Que também entre nós o esforço se converta em graça.
1. e 2. Norma e transgressão
3. Luxo e indústria
4. Do supérfluo à necessidade – a moda como fábrica de sonhos
5. Moda e representação: nas artes plásticas e no cinema
6. A moda na literatura
7. Criadores que mudaram hábitos e «monges»
8. O boudoir, antecâmara da sedução
COORDENAÇÃO: Maria João Martins
HORÁRIO: terças-feiras; das 18h30 às 20h00
DURAÇÃO: 8 sessões; de 16 de janeiro a 12 de março (não há sessão no dia 13 de fevereiro)
PREÇO: 200€ (sócio CNC) / 240€ (não sócio CNC)
Todas as sessões do curso serão gravadas e disponibilizadas aos participantes inscritos, no canal Youtube do CNC.
Para mais informações contactar Alexandra Prista
Tel: 965 271 877 ou e-mail: divulgacao@cnc.pt