Agenda

Dança
São Luiz Teatro Municipal
Rua António Maria Cardoso, 38, 1200-027 Lisboa

Uirapuru

Uirapuru, de Marcelo Evelin, inspira-se nas entidades que habitam as florestas do Brasil e no imaginário das matas brasileiras.

A floresta como cosmologia, selvagem e encantada, um lugar de regresso a um interior profundo e desconhecido, e, em particular, o Uirapuru, o cantor da floresta, que significa “o homem transformado em pássaro” ou “ave enfeitada”, em Tupi-Guarani, a língua dos povos originários do Brasil. O imaginário em redor do Uirapuru invoca a floresta que, apesar de exuberante, se vê ameaçada, forjada na violência e no descaso. E também, a lenda indígena, sobre um pássaro mítico, quase nunca visto, de canto belo, que traz boa sorte a quem o escuta — o símbolo de um Brasil que apesar de destroçado ainda canta… de um Brasil belo. E é o Uirapuru, que nesta criação serve de mediação de um corpo que evoca sons, movimentos e constitui um outro sentido de humanidade, que permite uma paisagem de corpos que se lançam numa condição entre o pousar e o levantar voo, performando a vida, enquanto movimento e gesto e, sobretudo, enquanto sonoridade e vibratilidade.

CONCEÇÃO E COREOGRAFIA Marcelo Evelin CRIAÇÃO E PERFORMANCE Bruno Moreno, Fernanda Silva, Gui de Areia, Luis Carlos Garcia, Márcio Nonato, Rosângela Sulidade, Vanessa Nunes DRAMATURGIA Carolina Mendonça ASSISTÊNCIA DE CRIAÇÃO Bruno Moreno LUZ Márcio Nonato SOM Danilo Carvalho FIGURINOS Gui de Areia PREPARAÇÃO E ENSAIO Mariana Alves e Vanessa Nunes DIREÇÃO TÉCNICA Andrez Ghizze DIREÇÃO DE PRODUÇÃO Regina Veloso/Casa de Produção PRODUÇÃO DE RECETIVO João Marcos ADMINISTRAÇÃO E LOGÍSTICA Humilde Alves PRODUÇÃO E DIFUSÃO Sofia Matos/Materiais Diversos RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS

CAMPO Arte – Estúdio Demolition Incorporada (Teresina, Brasil), Teatro Municipal do Porto – Teatro Campo Alegre (Porto/ Portugal), La Vignette (Montpellier/France)

Bilhetes 15 € – normal (com descontos)