A revista quadrimestral com o título “ECOSSOCIALISMO”, editada em Portugal e dirigida por Rui Cortes, tem um Conselho Redatorial que define a orientação geral da publicação tendo como objetivo principal a reflexão, produção e divulgação das ideias que alimentam a pluralidade do ideário e da visão ecossocialista da sociedade, e que inclui pensadores como Karl Marx, Friedrich Engels, William Morris, Henry Thoreau, Leon Tolstoy, Karl Polanyi ou Murray Bookchin.
A revista “ECOSSOCIALISMO” tem como temática principal os debates sobre a corrente de pensamento e de ação ecossocialista, baseada numa síntese matricial que tem como objetivo superar a dicotomia entre humanos e natureza e a construção de uma sociedade socialista, em que se torna central mudar o controlo dos principais meios de produção, mas igualmente transformar como e por que se produz, numa crítica histórica aos produtivismos.
A base programática da revista “ECOSSOCIALISMO” é o Manifesto Ecossocialista Internacional, elaborada por Joel Kovel e Michel Löwy e redigida originalmente no encontro internacional sobre ecologia e socialismo, realizado em Vincennes, França, em setembro de 2001, assinado por inúmeras personalidades e, posteriormente, em 2002, publicado como editorial na revista “Capitalism, Nature, Socialism”.
A revista “ECOSSOCIALISMO” é uma publicação de âmbito nacional, tratando essencialmente temas de interesse nacional ou internacional relacionados com a perspetiva ecossocialista, destinada a ser postas à venda e distribuída maioritariamente na generalidade do território nacional.
A revista “ECOSSOCIALISMO” tem uma periodicidade quadrimestral, saindo o primeiro número no período que abrange os meses de Maio/Junho/Julho/Agosto de 2022.
O plano de edição da revista “ECOSSOCIALISMO” prevê que tenha uma dimensão de 150 mm x 230 mm, com 64 páginas a preto em papel creme de 80 g/m2, capa a cores com impressão no interior.
O Diretor
Rui Cortes