Agenda

Festivais
Teatro do Bairro
R. Luz Soriano 63, 1200-246 Lisboa

INART Community Arts Festival

Com foco na formação e criação de um espaço de conversa e aprendizagens. O Teatro do Bairro será o lugar de convergência da programação deste ano do INART, com a apresentação de um espetáculo e propostas de formação como Workshops, Sessão de Cinema e Conversas, propondo novas sinergias e espaço de pensamento e reflexão no sector das artes.

No dia 27 de junho, o INART propõe o WORKSHOP JUMP WITH ME INTO DARKNESS, com o prestigiado bailarino Saïd Gharbi (Marrocos), ex-intérprete da Companhia de Wim Vandekeybus / Última Vez, no Lar Militar da Cruz Vermelha, que coordenará uma formação que explorará o estado de cegueira, seguindo movimentos no espaço, adoptando estratégias e estruturas que permitem sentirmo-nos seguros.

No Teatro do Bairro, às 19h haverá uma conversa aberta sobre a intersecção de diferentes processos de criação, liderados e que envolvem artistas com e sem deficiência visual, de várias áreas performativas e artísticas, como a dança, o teatro e a música que contará com Saïd Gharbi, Joana Gomes, Sebastião Nunes, Mariana Rodrigues e Rodolfo Quintas.

No dia 28 de junho às 14h (sessão escolas) e 19h, haverá a apresentação no Teatro do Bairro do SIMULACRO ARTÍSTICO, um espetáculo desenvolvido pela Vo’Arte e CiM – Companhia de Dança, desenvolvido no âmbito do Projeto Educativo Artista Residente do Plano Nacional das Artes com a AEPBG e que se apresenta pela primeira vez, em palco.

No dia 29 de junho, teremos um LABORATÓRIO DE REFLEXÃO, a formação complementar, inserido no Projecto Educativo Artista Residente do Plano Nacional das Artes com a Vo’Arte e CiM – Companhia de Dança, para práticas em como trabalhar temáticas do trabalho artístico e multidisciplinar, para a comunidade escolar.

A 30 de Junho às 19h, haverá no Teatro do Bairro uma SESSÃO DE CINEMA, que contará com a exibição de sete curtas-metragens europeias com vista a refletir sobre o impacto da dança em indivíduos, comunidades e na sociedade como um todo. Uma celebração do movimento enquanto elemento transformador do mundo em que vivemos. Irá contar com a exibição de filmes de Camiel Zwart, Natasha Gilmore, Kati Kallio, Fin Walker, Ross McGibbon, Bem Parker, Ilaria Vergani Bassi, Gabriel Beddoes, Mattia Parisotto, Emma Miranda Moore, Kim Saarinen, Cilla Black.

Inserido na programação do INART, de 6 a 8 de julho, irá decorrer no Lar Militar da Cruz Vermelha o workshop com o galardoado coreógrafo inglês Adam Benjamin, um dos pioneiros da dança inclusiva, regressa a Lisboa com o workshop VOICE, MOVEMENT AND STILLNESS IN IMPROVISATION.
O objetivo do INART é promover e divulgar as artes como forma de trabalho pedagógico, artístico e de integração social, sensibilizando profissionais que intervêm com pessoas com deficiência, e outras comunidades, para a importância das artes como ferramenta de combate à exclusão social.