A exposição inclui 32 desenhos, sendo a maioria de arquitetura (edifícios religiosos e civis), assim como desenhos preparatórios para projetos de escultura e de pintura, e desenhos académicos (estudos realizados nas aulas práticas de modelo vivo, de anatomia, de ornato e de gesso, promovidas pela Academia entre 1836 e 1922).
Integram-se num conjunto de significativo valor, que reúne 2492 exemplares datáveis do século XVII aos nossos dias, em que constam autores de renome do panorama artístico português e europeu. Com este corpus, editado na íntegra, graças ao trabalho de inventariação, executado nos últimos dois anos, fixam-se, pela primeira vez e de modo definitivo, todas as existências, diagnosticando-se o estado de conservação. Passamos a contar com uma base sólida para avançar nos estudos de arte, entre o fim do Renascimento, entrando no Maneirismo, no Barroco, no Neoclassicismo e no Modernismo.
A Academia está muito grata aos familiares que ofereceram desenhos de Maria de Lourdes de Mello e Castro, Pedro de Sousa e Maria de Lourdes Barahona Braamcamp.