Delirar a Anatomia é uma colecção de estudos febris dedicados a uma parte corpo. É um modo de operação que resulta numa peça coreográfica e, do qual são exemplos “Orifice Paradis”, “Sonho D’Intestino”, “Palco” e “Pavilhão”. É um trabalho que se baseia no estudo da anatomia – na sua história, na perspectiva da medicina chinesa, na fisiologia e paleontologia — com cruzamentos iconográficos ou literários, assim como na experiência empírica, que levam à escrita de partituras e à composição coreográfica. O delírio acontece na fricção de factos e fições, acontece no ataque aos órgãos e às suas funções destinadas. A ambição deste estudo é romper com os paradigmas que definem o “corpo” enquanto entidade orgânica, “una” e funcional, para ao invés pensar nas matérias que o constituem como uma entidade múltipla, constantemente em movimento, mutação, negociação e transição.
Workshop de pesquisa em dança por Ana Rita Teodoro
18H-20H
6 a 17 janeiro 2019 (10 aulas, de segunda a sexta-feira)
Gratuito mediante inscrição prévia (20 vagas) e presença obrigatória no conjunto de todas as aulas.
SOBRE O WORKSHOP E A ANA RITA
Ana Rita propõe uma formação de 10 aulas em janeiro 2020. Cada aula é um estudo particular dedicado a uma parte do corpo. As sessões iniciam-se com a partilha de informações (factos científicos, iconografia, etc.) relacionadas com a parte do corpo elegida, seguida de práticas de dança imaginadas pela coreógrafa e que convidam ao “delírio”. Aula 1: pele; Aula 2: osso; Aula 3: músculo; Aula 4: boca; Aula 5: nariz; Aula 6: ouvido; Aula 7: intestino; Aula 8: esfenóide; Aula 9: nuca; Aula 10: cotovelos e joelhos.
Esta proposta enquadra-se numa linhagem de estudos do corpo em movimento marcada por Mabel Elsworth Todd e o seu livro “Thinking Body” (1937) que foi fulcral para o desenvolvimento de práticas como o “Body Mind Centering” da Bonnie Bainbridge Cohen ou os estudos de Andreia Olsen no campo da Anatomia Experiencial. Na sua formação, Ana Rita teve acesso a estas referências através da Sofia Neuparth no c.e.m, onde estudou profundamente o corpo. Prosseguiu o seu interesse explorando outras formas de desenhar e pensar o corpo humano, em diferentes práticas somáticas, como o Chi Kung e o Feldenkrais, mas também através do butô (dança japonesa de vanguarda). Apesar do butô não se inscrever nas disciplinas somáticas de maneira geral, a sua disciplina questiona os modelos pedagógicos do ensino convencional da dança, onde o professor e/ou a técnica são modelos para copiar, alcançar e “conseguir”. Este lado tecnicista da dança está profundamente ligada a uma imagem/ideia que se foi estabelecendo do que é um corpo e como se deve usá-lo. No seu projecto pedagógico, o butô usa sobretudo as palavras ditas pelo professor para conduzir o aluno à dança, numa partitura de imagens, sensível e livre de formas preestabelecidas. É esse tipo de modelo que se pretende usar nestas aulas.
Maiores de 15 anos
Com ou sem experiência em dança
Inscrições até dia 30 de dezembro através do >> formulário
(Será feita uma seleção se as inscrições forem superiores a 20)
Workshop realizado no âmbito do programa EM CASA – João dos Santos Martins.