Agenda

Exposições
Galeria da Faculdade de Belas-Artes
Largo da Academia Nacional de Belas-Artes, 1249-058

“Nocturnos”, de Francisco Ortigão

Trata-se de um universo pós-romântico, ligado à natureza e as suas manifestações variadas. Desenhos e pinturas de memória visual que invocam cenários paisagísticos melancólicos, sempre com um registo em tons sombrios, através de múltiplas técnicas. 

Uma viagem nocturna que aparenta mostrar alguma serenidade, contudo, a morte e a devastação são sugeridas de forma constante, dando a ver o quão vulneráveis somos face à realidade, independentemente das nossas circunstâncias/diferenças. O sonho, a penumbra, o mistério, a noite, convocados a partir de imagens literárias e cinematográficas.   

Inspirado em diversos artistas/pintores de referência do séc. XIX como Arnold Böcklin, Gustave Doré, Félix Valloton, C.D. Friedrich, John Martin, J. Wright of Derby, etc.   

Está também presente, uma forte influência atmosférica do filme de animação dos estúdios Walt Disney, Fantasia (1940), um modelo determinante para a execução das obras.

É sobretudo uma manifestação face ao império dos modismos, que tendem a alastrar furiosamente na nossa sociedade. Pois sim, é imprescindível (e bem mais estimulante) contemplar a versatilidade e apelar pela individualidade e liberdade de cada artista plástico.

Curadoria de Eduardo Duarte

Horário: 2ª a 6ª das 13h00 às 17h00