Cervejaria da Trindade
Neste espaço do antigo Convento da Trindade começou por funcionar a primeira Fábrica de Cerveja no país e, mais tarde, a primeira Cervejaria.
Encontra-se instalada, desde 1836, em espaço do antigo Convento da Trindade, nomeadamente o refeitório e parte de um claustro. Pelas mãos de Manuel Garcia, aqui começou por funcionar a primeira Fábrica de Cerveja no país e, mais tarde, em 1840, através da venda de cerveja ao balcão, a copo, a primeira Cervejaria. O seu sucesso eleva-a, em 1854, a fornecedora oficial da Casa Real. Em 1860, sofre uma primeira intervenção, onde se destaca o revestimento com painéis de azulejo com motivos alegóricos, de inspiração maçónica, da autoria de Luís Ferreira, o conhecido “Ferreira das Tabuletas”.
Nos anos 40 do século XX, dá-se nova remodelação e modernização, entregue a Francisco Keil do Amaral e à sua mulher, a pintora modernista Maria Keil. Foi um dos locais de Lisboa famoso pelos jogos de dominó. Aqui se reuniam em tertúlias escritores, jornalistas e políticos. É uma referência na gastronomia desta zona da cidade e um símbolo do gosto milenar dos portugueses pela cerveja e pelo “bife à Trindade”. Em 2022, abriu com nova dinâmica, após obras de conservação e remodelação.
Rua Nova da Trindade, 20 C