Entre 20 de maio de 2021 e 31 de julho de 2022, por todo o mundo, a Companhia de Jesus celebra os 500 anos do início da conversão de Santo Inácio de Loiola, após ter sido ferido em Pamplona durante uma batalha. Este acontecimento fez com que Inácio percorresse um caminho que o levou a ver novas todas as coisas em Cristo.
Inspirada por este peregrino, também a Brotéria procurou, ao longo dos últimos meses, olhar para a realidade de um modo renovado. Cientes de que não pudemos olhar para todas as fragilidades deste mundo, refletimos sobre algumas das feridas que se abrem para a nossa existência. Procurámos fazê-lo numa atitude desassossegada, de incompletude e criatividade, procurando desenvolver uma imaginação socialmente responsável e comprometida com a busca de sentido para o mundo.
P. Miguel Pedro Melo SJ
Padre jesuíta, entrou na Companhia de Jesus em 2006. Após os seus estudos de Filosofia, na UCP, em Braga, viveu por um período de três anos na Província chinesa da Companhia de Jesus. Após este tempo, foi enviado a começar os seus estudos teológicos na Universidade Pontifícia de Comillas, em Madrid. Posteriormente residiu em Boston, onde concluiu a sua licenciatura em Teologia, com especialização em Teologia Sistemática. Foi ordenado sacerdote a 7 de julho de 2018. É diretor do Centro Académico de Braga (CAB) desde setembro de 2019.
Duração: 1h30