Jogado em equipas, que têm de adivinhar um gesto tirado de um baralho, o jogo vem acompanhado de um livro com entrevistas realizadas a uma série de artistas, brinconautas, professores e cientistas que trabalham as questões do corpo, do movimento, do brincar e do pensar. O livro contém ainda uma proposta coreográfica para se dançar os gestos jogados.
A ilustração é da artista Madalena Matoso e os textos da encenadora e dramaturga, Maria Gil, a distribuição, do Planeta Tangerina.
“Fazemos gestos a toda a hora, às vezes para substituir palavras, outras vezes por hábito, muitas vezes fazemos gestos sem pensar, às vezes os gestos saem como esbracejares, sem graça nem elegância, outras vezes são pensados como uma peça de xadrez que se move depois de muito tacitamente se matutar, mas o que há dentro de um gesto? Movimento? Emoção? Ideias? Impulso? Dança? Será que o gesto que é feito por nós é mesmo nosso ou é uma mistura da nossa herança genética e do meio onde nascemos e crescemos? E haverá um repertório de gestos comuns, que são entendidos em todos os lugares do mundo – como uma língua franca – e outros, que escondem segredos e histórias que precisaram de chegar até nós em forma de gesto para não se perderem – como um antigo código secreto. E qual foi o gesto mais belo que viste fazer?”
Duração 3h
Sala Bernardo Sassetti
Entrada livre sujeita à lotação da sala.
Bilhetes disponíveis no próprio dia na bilheteira do Teatro a partir das 15h.