Agenda

Conferências
Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
Largo da Academia Nacional de Belas-Artes, 1249-058 Lisboa

II Encontro “Acessibilidade e Inclusão na Arte e no Património”

Uma iniciativa da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e do Museu da Farmácia, e tem como objetivo ser um espaço de discussão e troca de ideias, reunindo trabalhos associados à acessibilidade à arte e ao património cultural, divulgando estratégias que visam melhorar o acesso e a inclusão dos diversos públicos ao património.

Na primeira edição, em 2021, o Encontro entregou o evento temático, Ciclo de Conferências “Encontros no Largo das Belas-Artes”, organizado pelo Grupo de Investigação e Estudos em Ciências da Arte e do Património “Francisco de Holanda”, do CIEBA. Neste foram abordados diversos temas relacionados com a acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiências à arte e ao património, bem como estratégias de inclusão dos públicos num âmbito social.

Pretende-se, com esta segunda edição expandir as temáticas abordadas, tentando abranger mais aspetos que são focados pelo termo acessibilidade. O conceito de acessibilidade “aplica-se às estratégias, ações e recursos criados para eliminar barreiras físicas, mas também intelectuais ou sociais, para permitir o usufruto por parte da maioria das pessoas. Cobre, por isso, campos tão diversos quanto a entrada e circulação no edifício, mas também a sinalética, a comunicação e a divulgação, a segurança, a consultoria, o emprego e voluntariado por parte de pessoas com deficiência ou incapacidade, a formação das equipas, a avaliação das práticas correntes para promover o acesso de todos e a política de gestão relativa a todas estas questões, incluindo o preço do bilhete de entrada” (Mineiro coord., 2017, 9-10).

A 2ª edição do encontro “Acessibilidade e Inclusão na Arte e no Património” visa reunir investigações, no âmbito da acessibilidade e inclusão, em mestrados, doutoramentos e pós?doutoramentos, bem como projetos desenvolvidos em contexto profissional.

É dirigido a profissionais e académicos que desenvolvam trabalho na área da acessibilidade a museus e património cultural, bem como jovens investigadores de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento. Estendendo-se a todos os que tenham interesse em participar do público em geral. Está aberto o período de submissão de resumos para comunicação ou poster ao II Encontro “Acessibilidade e Inclusão na Arte e no Património” até 27 de fevereiro de 2022.

Inscrição
O evento é gratuito. A informação para inscrição será disponibilizada após a divulgação do programa do encontro.

Datas importantes
Data limite para a submissão de resumos – até 27 de fevereiro de 2022
Notificação dos autores – 11 de março de 2022
Divulgação do programa – 18 de março de 2022

Faculdade de Belas-Artes