P. José Frazão Correia SJ – Brotéria
Inês Barreiros Mota – nutricionista, investigadora
Numa sociedade com uma enorme disponibilidade alimentar, em que somos confrontados com um excesso de informação sobre os seus benefícios e potenciais efeitos prejudiciais, lançamos o desafio de revisitar o papel que a alimentação tem enquanto remédio e/ou veneno, relembrando a importância da parcimónia no momento do seu consumo.
À volta da mesa para conhecer Hipocrates, Paracelso e Santo Inácio: medicamento, veneno e o tanto quanto da alimentação no cuidado do corpo.
Cuidar do corpo: três conversas à volta de arte, literatura e alimentação
O corpo constitui um observatório privilegiado para a sensibilidade, o espanto e a beleza. Ao longo dos primeiros três meses de 2022, no contexto do Ano Inaciano, queremos olhar o corpo humano (físico e psíquico) de modo novo e ver como podemos cuidá-lo melhor.
Acreditamos que a literatura, a beleza, a alimentação e o tempo são possíveis curas para as feridas que a voracidade do tempo, a doença, a solidão, ou a tristeza, vão abrindo. Queremos olhar de novo o nosso corpo e o corpo que integramos. A proposta da Brotéria desdobra-se em três conversas que contam com sete convidados de áreas diferentes que se juntam a nós neste caminho desafiante de aprender a ver de novo.
Duração: 1h30
Preço: 3€
Limite de inscrições: 25
Conferências
Brotéria
Rua de São Pedro de Alcântara, 3 - 1250-237 Lisboa
Uma conversa à volta da mesa
O convite que fazemos é para uma conversa e um jantar à volta da mesa preparado pela nutricionista Inês Barreiros Mota, a quem se juntará o P. José Frazao Correia SJ.