Afonso Cruz – escritor
Manuel Vilhena – psicólogo
Há partes do edifício da Brotéria que nem sempre se vêem ou visitam: uma delas é a biblioteca, com os seus 160.000 volumes guardados em cinco andares habitualmente inacessíveis ao público.
Esta conversa — seguida de visita guiada à biblioteca — entre o escritor Afonso Cruz e o psicólogo Manuel Vilhena nasce do desejo de tornar visível a biblioteca da Brotéria, partindo em simultâneo do mote encontrado em O Vício dos Livros, que recupera o escrito que o faraó Ramsés II tinha por cima da porta da entrada da sua biblioteca: «Casa para terapia da alma».
Cuidar do corpo: três conversas à volta de arte, literatura e alimentação
O corpo constitui um observatório privilegiado para a sensibilidade, o espanto e a beleza. Ao longo dos primeiros três meses de 2022, no contexto do Ano Inaciano, queremos olhar o corpo humano (físico e psíquico) de modo novo e ver como podemos cuidá-lo melhor.
Acreditamos que a literatura, a beleza, a alimentação e o tempo são possíveis curas para as feridas que a voracidade do tempo, a doença, a solidão, ou a tristeza, vão abrindo. Queremos olhar de novo o nosso corpo e o corpo que integramos. A proposta da Brotéria desdobra-se em três conversas que contam com sete convidados de áreas diferentes que se juntam a nós neste caminho desafiante de aprender a ver de novo.
Entrada livre