Um dia, há muito tempo, três reis magos ou mágicos – Gaspar, Belchior e Baltazar – viram uma estrela muito bonita no céu e decidiram segui-la. Sabiam que a estrela lhes ia mostrar algo muito importante. Viajaram durante muitos dias nos seus camelos até que a estrela parou em cima de uma casa muito pobre. Lá dentro estava um menino chamado Jesus, que tinha acabado de nascer, e os seus pais, Maria e José.
O tema da Epifania é ilustrado em pinturas da Igreja e do Museu de São Roque que servem de base para esta atividade. Uma tábua pintada do século XVI, exposta no museu, mostra a especial atenção que os pintores dedicavam às ofertas que os Reis Magos entregaram ao Menino Jesus. O vasos que trazem o ouro, o incenso e a mirra são objetos lavrados nos materiais mais nobres e decorados com ornatos elaborados. Já na igreja, uma Adoração dos Magos do século XVII, mostra-nos uma formidável galeria de personagens, envolta num cromatismo luminoso e quente.
Partindo destas duas e outras pinturas da Igreja e do Museu de São Roque, os participantes são convidados a conhecer esta história e recontá-la numa oficina de artes plásticas.
Participação GRATUITA mediante marcação prévia
PARTICIPANTES Mínimo – 8 | máximo – 20
Informações e inscrições
Serviço de Públicos e Desenvolvimento Cultural
Direção da Cultura
Tel.: 213 240 887/ 869/ 866
E-mail: culturasantacasa@scml.pt